Salomão Larêdo propõe criar um complexo cultural em Cametá


Uma homenagem à representatividade feminina nos espaços públicos da cidade de Cametá, na região do Baixo Tocantins, é a proposta do escritor e jornalista Salomão Larêdo. Em uma conclamação à mulheres e homens da localidade e proximidades, o cametaense propõe a criação de um espaço intitulado Esplanada Antônia Cudefacho, que compreende um complexo cultural composto de três ambientes: Praça das Mulheres Cametaenses, Paredão Feminino do Afeto e Espaço Cobra Norato à beira da orla do rio Tocantins.
A ideia, segundo o autor da proposta, é aproveitar o momento de revitalização do espaço, atualmente sendo realizado por órgãos públicos, para render homenagens à pessoas representativas na cidade de Cametá, seja pelas obras ou ativismo social. "Eu percebi que a cidade quase não tem espaço que homenageie a mulher, seja em nomes de rua, avenidas ou praças, por exemplo. Poucos municípios no Brasil prestam essa homenagem à mulher e eu acredito que esse é o momento de fazer isso", defende.
A Esplanada traz no título o nome de uma das mulheres mais representativas no município, segundo Larêdo. "Eu percebi que lá eles estão revitalizando o cais, lá na feira onde a Antônia (Cudefacho) trabalhava. Eu achei que era um modo de a cidade homenagear essa mulher que tem toda a atenção voltada ao trabalho ativista e à igualdade de direitos e de gênero", explica.
Na proposta, a Praça das Mulheres contará com o Paredão Feminino do Afeto, que consiste na representação, em uma placa, de quase 20 mulheres cametaenses com histórias de vida expressivas para a cidade. O único nome masculino na homenagem póstuma é o do professor e psicólogo Carlos Alberto Amorim Caldas, líder LGBTQI+ falecido recentemente. "Esse é o meu modo de lutar pela igualdade de gênero, como escritor, jornalista e feminista que sou. Acredito que tenho que trabalhar nesse sentido", pontua Larêdo. Já o Espaço Cobra Norato ressalta uma famosa lenda cametaense, também como uma maneira de eternizá-la na cidade materialmente. 
A proposta será encaminhar ao líder da Câmara Municipal de Cametá para aprovação. "Espero que a Câmara aprecie, vote e aprove. Essa proposta já tem diversos apoiadores na região, entre estudantes e profissionais e vereadores", conclui.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário