Projeto discute "Identidades e Política" em seminário


O debate do Seminário Contemporâneo do Arte Pará discutiu no último sábado (30) "Identidades e Política" por meio de obras de artistas e pesquisadores do Programa de pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará. 
Pensando em questões de identidade, memória, historiografia, espaço social e corporeidades, a mesa reúne o pensamento de artistas que repercutem questões fundamentais da existência e materializam-se em forma de arte e debate.  
Para o curador do Arte Pará, Orlando Maneschy, a mesa ativa questões de política social. "Envolve a relação das pessoas com seu lugar, violência, mas também discute esses corpos e tenta romper com as amarras da sociedade e esse lugar de pertencimento", explica o curador.
A mesa foi composta por Allyster Fagundes, Danielle Fonseca, Ionaldo Rodrigues, Marise Maués e Rafael Moreira.  Rafael Matheus Moreira discute gênero e violência em suas pinturas políticas. O jovem artista graduando em Artres Visuais vem se destacando na cena local integrando a Coleção Amazoniana de Arte da UFPA. 
"Desenvolvo trabalho com retratos de figura humana e geralmente coloco pessoas trans. Nesse trabalho para o Arte Pará peguei a referência de uma das obras de Paes Loureiro e faço uma releitura da lenda paraense Iara, onde vejo essa Iara como uma ilusão", pontua Rafael.
Marise Maués, artista e discente da UFPA tem um denso trabalho de performance, que discute espaço público, privado e ecologia, mas ainda os limites do corpo e a espacialidade urbana. No Arte Pará, expôs o registro de uma performance feita durante o aniversário de Belém, onde faz uma crítica ao descaso à cidade. 
Ionaldo Rodrigues com formação em sociologia, constitui um olhar crítico para a historiografia em todas as suas obras e no Arte Pará 2019 ativa a potência política presente nos poemas de Paes Loureiro.  
Allyster Fagundes é artista e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Artes. O trabalho do artista é concentrado nas identidades e performances. No Arte Pará deste ano ele contribuiu diretamente com o trabalho de Rafael Moreira e ele destaca que essa participação acabou influenciando no processo de construção de suas obras.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário