Uma semana em que a Cultura caminhou lado a lado com o povo e os artistas



As multicores se misturaram aos encantos que a arte provem, formando um conjunto em que a sintonia posicionou-se na linha de vanguarda, deixando para traz um rastro de felicidade que se atrelou ao fascínio total.

A Academia Capanemense de Letras e Artes, esteve participando de diversos eventos culturais e sociais, ocasiões em que a sigla “ACLA” foi bastante observada por onde quer que a entidade estivesse. O ano ainda nem terminou, mas as atividades continuam efervescentes, fazendo com que os acadêmicos estejam atentos aos convites, assim por diante.

Considerando que é o intercâmbio cultural é fator preponderante para que o entusiasmo permaneça firme e forte, a ACLA recebeu a visita do escritor e poeta Evandro Ferreira, morador da cidade de Caucaia-CE, Região Metropolitana de Fortaleza. Ele se juntou ao grupo de Capanema e foi estabelecida uma caminhada literária, assim com as atividades sociais. De quinta até sábado, ACLA e Evandro estiveram juntos, conforme segue:

 
ü  Participação na Feira Cultural da Escola Estadual Maria Myrtes, quando então, o poeta José Raimundo e o escritor Evandro Ferreira se apresentaram na abertura do evento, cada um mostrando o seu talento (até rimou).









ü  Participação na abertura do seminário do Movimento de Mulheres do Nordeste Paraense-MMNEPA, quando foram apresentadas as delegações dos outros municípios e consequentemente, a produtividade que essas mulheres conseguem criar como base da sustentabilidade implementada nos núcleos que funcionam em cada sede.






ü  A cidade de Bragança-PA, de quinta a domingo, sediou a Festa Literária, uma sequência da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. A equipe da ACLA esteve no Liceu da Música, local onde aconteceu a Festa, visitando os estandes que expuseram obras literárias de alguns autores paraenses, entre os quais, Paulo Vasconcellos (signatário deste blog), com as obras: “Inspirações Versatilizadas” e “Palavras do Poeta”.






ü  O escritor Evandro Ferreira, acompanhado dos integrantes da ACLA e a convite de Nilson Mesquita e Elza Melo, visitou o museu da CIBRASA, ocasião em que foram detalhados cada item ali exposto, numa referência ao histórico da empresa cimenteira que funciona em Capanema desde o ano de 1962.






ü 
Na sexta-feira, 6, a música foi intercalada à poesia em Sarau que aconteceu na Arena Carlos Gomes, a “Casa dos Artistas” (Título dado por mim), quando os cantores: Felipe Iglesias, Rolian Victor e Douglas do Arrocha, foram responsáveis pelas apresentações musicais. Os poetas marcaram presenças declamando os seus poemas numa inovação aprovada pelo empresário José Emídio Gomes, proprietário do Clube Arena Carlos Gomes. Para o poeta Evandro, os acadêmicos entregaram um certificado o condecorando como "Amigo da ACLA". Talvez, o público que frequenta a Arena tenha se surpreendido com a participação dos poetas, entretanto, institui-se em mais uma experiência que poderá voltar ao palco daquele estabelecimento social, esportivo e cultural.











ü  No sábado, o encontro aconteceu no estúdio da Rádio Antena C- Programa Improviso, para que o escritor Evandro falasse ao público ouvinte e contasse um pouco da sua trajetória na literatura brasileira. Ele tem quatro livros publicados e falou de cada um deles.
 



ü  Ainda na Antena C, no mesmo programa, os jovens/adolescentes que pertencem ao grupo cultural “Os Timbiras”, apresentarm performance musical em flauta doce, projeto assinado por Walmeire Melo – Presidente do Grupo. Eles chamaram a atenção pela qualidade e isso significa, integração Social mostrada através do rádio, o maior instrumento de comunicação.


ü  Com os compromissos todos cumpridos, o grupo teve o seu momento de lazer no sitio de propriedade do Poeta José Raimundo Vieira: “Morro do Macaco Molhado”. Lá, a música também se fez presente com as interpretações do instrumentista e cantor “Dedé”, convidado especial. 


Foram momentos inesquecíveis que estão marcados nos anais da Academia de Letras que além de mostrar o trabalho de seus acadêmicos, fez as honras ao visitante Evandro Ferreira, escritor e poeta que têm inúmeros trabalhos inseridos em livros e plataformas digitais.



Em Tempo – para complementar as muitas atividades, a ACLA vai estar presente nesta sexta-feira, 13, em Bragança, no Campus da universidade Federal do Pará-UFPA, a convite do professor Abílio Pacheco, quando então, será realizada uma mesa de debates sobre a literatura.















































































































Edição: Maikon Douglas
Texto: Paulo Vasconcellos
Fotos: Elza Melo, Rosilda Dax e Dalva Vasconcellos

Nenhum comentário