Coletivo reúne produção de arte feminina na revista 'Obscena Pensadora'


Coletivo de artistas lança hoje a revista online "Obscena Pensadora", uma publicação independente feita por mulheres, do selo Casulo Cultural, que trata de diversidade e debate feminino. E para o lançamento foi organizada uma festa com apresentação das cantoras Thais Badu e Yvana e DJs Rapsódia e Ananindeusa. A programação será a partir das 18h, no Espaço 310, com a proposta da campanha de financiamento coletivo para impressão e distribuição da edição.
A publicação reúne textos, fotografias, colagens e ouras expressões de produção exclusiva de artistas paraenses. “É um espaço criado para o debate feminino, que pauta a diversidade com a intenção de promover um espaço de existências e vivências das diferenças, que possa nos aproximar mais umas das outras e outros, pois acreditamos que a diversidade humana é o que nos torna tão dinâmicas, múltiplas e coloridas”, afirma a artista Pamela Alves, que integra a produção da revista.
A ideia de produzir a Obscena Pensadora surgiu a partir do grupo de estudos sobre feminismos "Manas", que durante o ano de 2017 se desenvolveu no salão da Casa de Artista, e na galeria e estúdio experimental Casulo Cultural, idealizado pela artista, fotógrafa e produtora Renata Aguiar. Para as artistas, do desejo de unir mulheres que escrevem na e para Amazônia criaram a publicação de forma totalmente colaborativa, doando tempo e trabalho para construir a publicação.
A revista foi produzida por Adriane Lima, Bruna Suelen, Carol Pabiq, Pamela Alves, Flávia Danielle Câmara, Luzia Gomes, Renata Aguiar, Pamela Raiol e Josiane Martins. Contém ilustrações de Beatriz Paiva, Gabriela (Gabirú) Pereira, colagens de Victória Rapsódia e fotografia de Renata Aguiar, Ana Carla Oliveira e Aíssa Matos.
Artistas mulheres também vão dar o tom da festa com música, a partir das 18h, com Mostra Sibila de Cinema Expandido, organizada pela artista Galvanda Galvão, na calçada do Espaço 310, abrindo a cena para a rua. As projeções são de cenas expandidas curtas, videoartes, filmes de Allyster Fagundes, Bea Morbaq, Chantal Ackerman, Galvanda Galvão, Izabela Leal, Luana Peixe, Marcela Inajá, Marise Maués e Waleria Américo.
A cantora Yvana abre a programação musical às 20h com o pocket show Delírio, com repertórios de cantoras brasileiras, e na sequência, às 21h, tem a DJ Vic Rapsódia com os beats na nossa festa influenciada pelo som das mulheres e da periferia, passando pelo rap, reggae, black music e brasilidades. A DJ Ananindeua chega às 22h para mostrar toda a sua influência da música feminina e negra, regional e nacional, e às 23h Thais Badu entra em cena com rimas e mensagens que a música urbana expressa, em seu trabalho batidas eletrônicas, regionais e brasileiras.

Agende-se:
Lançamento da Revista Obscena Pensadora #1
Local: Espaço 310 (Rua Carlos Gomes, 310)
Hora: 18h às 0h 
Atrações: Mostra Sibila de Cinema Expandido (calçada do espaço 310), DJs Rapsódia e Ananindeusa e cantoras Yvana e Thais Badu
Contribuição consciente: até as 21h a partir de $10, após a partir de $15










Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Um comentário:

  1. Como é bom ler esse artigo e divulgação. O evento além de marcante como arte, vem pra provocar a sociedade, que anda borboletando em culturas fascistas.
    Minha filha Renata Aguiar participa da criacao do grupo e conhecendo seu talento e determinação,tenho certeza será um sucesso a revista.

    ResponderExcluir