'Nós' traz metáfora da vida para o palco do Teatro Universitário Cláudio Barradas


Alunos da Escola de Teatro e Dança  do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) encerraram suas atividades com o espetáculo de dança "Nós". O espetáculo será apresentado de quarta-feira (18) até o domingo (22),  às 20 horas, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). A dramaturgia e direção cênica foram criadas coletivamente pelos alunos e orientadas pela professora-doutora Ana Flávia Mendes. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro por R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia).
Como parte  da disciplina Prática de Montagem, que insere alunos de dança, figurino e cenografia, os estudantes se uniram e, de forma prática, idealizaram o espetáculo. "Nós" tem como ponto de partida a imagem-força do nó, como elo de conexão, para tratar da temática das relações humanas experimentadas no dia-a-dia de um grupo de artistas que se encontram no curso técnico de intérprete-criador em dança da Escola de Teatro e Dança da UFPA.
O espetáculo, que é inédito e autoral, trata do encontro entre esses artistas e da maneira como se   estabelecem os pontos de ligação, as fricções, os enfrentamentos, aproximações e distanciamentos, semelhanças e diferenças percebidas na turma ao longo de dois anos de convivência no curso.
"'Nós' parte de uma imagem de um nó, como uma metáfora, para falar da vida, das relações humanas, de como esses alunos se relacionam, e como se encontraram nesses curso, os acontecimentos que se deram, as conexões. Tiveram momentos mais tranquilos e momentos de tensões, desgaste. A ideia do nó pode ser algo bom ou ruim e que faz parte da vida e de como as pessoas se relacionam", destaca Ana Flávia Mendes.
Na cena, olhares se cruzam e se conectam num imenso mar de gente, num encontro perdido de afetos. Entre nós, o profundo desejo dança, brotando da ânsia de levantar e
seguir sendo dança.
O espetáculo tem sua visualidade criada por alunos dos cursos técnicos de cenografia e figurino, sob orientação do professor Tarik Coelho. Já a dramaturgia, de criação coletiva conta com a colaboração de Lucas Alberto, discente do curso de especialização em dramaturgia cênica, sob a tutoria da professora Ana Luiza Firmeza.
O elenco é formado por 18 dançarinos, 10 cenógrafos e cinco figurinistas.









Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário