Andreev Veiga lança 'O mergulho do afogado' na próxima sexta-feira


O novo livro de poemas do escritor paraense Andreev Veiga, "O mergulho do afogado", vai ser lançado na próxima sexta-feira (13), às 19h30, na Casa da Linguagem. O evento contará com leitura de poemas e sessão de autógrafos. O escritor também é autor de "Dialogonuvem".
O livro conta com 45 poemas inéditos concebidos num momento difícil no país, segundo o escritor. Ele diz que "O mergulho do afogado"  rompe com algo que costumava trabalhar com mais frequência em seus poemas, como tendências voltadas para o surrealismo e a concepção do imagético a partir da memória, numa linguagem polissêmica.
Lançar o segundo livro retrata um momento importante na vida de Andreev Veiga. "É o momento em que a obra deixa de pertencer a você para pertencer a outros,com novas leituras e percepções do seu trabalho. Momento em que você deixa de existir como poeta e é transformado apenas em obra, nas mãos de outros" destaca com escritor. O título é uma metáfora para o homem, ora mergulhado nos problemas do mundo e ora lançando-se ao mar para esquecer os seus, ou saindo do mar, afogado, para encarar a vida. 
Andreev Veiga  contou com Tarso de Melo e Víctor Sosa para os textos auxiliares do livro e sobre essa relação com os poetas ele diz que a amizade surgiu por meio da arte. "Nossa amizade se deu através da arte, da poesia. Reconheço e admiro o trabalho de ambos. O Tarso é um nome já conhecido no cenário literário da poesia contemporânea brasileira, não somente como poeta, mas como crítico também, quanto ao Víctor, além de poeta, é tradutor e grande estudioso da literatura brasileira", pontua o autor do livro.
Sobre referências, o escritor explica que admira vários poetas, mas isso não significa dizer que haja uma influência direta sobre o que ele escreve. "Acredito que a influência é uma forma irracional de você pensar em algo que venha a corresponder num resultado interessante. Pois o que fica, não é o texto que você acabou de ler, é uma outra coisa que pulsa e te impulsiona a um estimulo e provocação do que paira no pensamento naquele instante ou depois", destaca Andreev.
O poeta Andreev Veiga nasceu em Belém, em 1981, e recebeu o Prêmio Bolsa Funarte de Criação Literária 2012 com o projeto Insular Palavras. Foi contemplado com a Bolsa de Criação e Experimentação Artística do antigo IAP (Instituto de Artes do Pará) em 2013, com o projeto Entre Portas – passagens da memória.
Ele também criou as videoartes “A espera” (2015) e “antes que chegue” (2014). Em 2015 foi contemplado no Programa Seiva da FCP, com o Prêmio Dalcídio Jurandir. (Colaboração de Rejane Nascimento).

Agende-se

Lançamentodo livro 'O mergulho do afogado', Andreev Veiga
Local: Casa da linguagem, av. Nazaré, 31
Data:13 de dezembro, sexta
Horário:19h30
O evento contará com leitura de poemas e sessão de autógrafos

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário