Jovem compartilha experiências musicais no interior do Pará


Após o sucesso dos primeiros workshops musicais em cidades paraenses em meados de 2019, o músico Francisco Braga Jr. retorna com o projeto "O musicar no século XXI" em 2020. As atividades estão previstas para ter início a partir de 8 de janeiro, nas cidades de Colares, Marapanim, Mãe do Rio e Vigia, em datas que serão fechadas posteriormente. Para o jovem vigiense de apenas 19 anos - que atualmente integra a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e a Orquestra Jovem Tom Jobim - a ideia é dividir o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos com crianças e jovens interessados no cenário musical profissional.
"Quero mostrar as dificuldades que venci e as técnicas que aprendi com grandes nomes do mercado internacional e nacional. Tô dando a eles a oportunidade de aprender o ensino que me foi dado, compartilhar a mesma oportunidade que tive", pontua. Além de compartilhar dicas práticas para os que dão os primeiros passos na música, o jovem, que toca clarinete e clarone, explica que a ideia também é mostrar aos participantes as possibilidades de atuação no mundo da música. "Por meio do workshop, quero mostrar as possibilidades de atuação no mercado de trabalho pra quem tem interesse no ramo musical e apresentar uma visão mercadológica de um cenário musical plural, ou seja, com enfoque em múltiplas abrangências e gama de alternativas no mercado de trabalho nessa área", detalha.
O workshop é voltado para crianças acima de 10 anos de idade, que estejam estudando música e integrem, ou não, alguma banda ou orquestra na cidade onde vivem. O músico busca, ainda, outras parcerias para que consiga levar o workshop até outras cidades paraenses. Para participar, há a cobrança de um taxa simbólica no valor de 10 reais. As inscrições e mais informações podem ser obtidas pelo contatofranciscobraga@yahoo.com ou ainda pelo número (11) 95130-2171. Outros municípios do interior do estado, como São Caetano, Anajás, Salvaterra e Ponta de Pedras também estão em processo de tramitação da iniciativa.
O projeto contará com temas como teoria musical, com estruturação de frases e introdução à acústica; musicologia, dividido em introdução ao tema e musicologia no Brasil; etnomusicologia, com amostra de pesquisas, etnomusicologia no Brasil e na Amazônia; técnicas de percepção, com atividade em classe, diferença entre cognição e percepção e técnicas para aplicar no instrumento; desenvolvimento técnico com prática em grupo e saúde do músico, que abordará a musculatura do corpo humano e micro-organismo nos instrumentos.
EXPERIÊNCIA
Apesar de muito jovem, Francisco Braga Jr. soma um extenso currículo profissional no âmbito da música. Ele já fez parte das bandas Centenária União Vigiense, Banda Maestro Vale e Isidoro de Castro de Vigia e integrou o conservatório Carlos Gomes, em Belém, com apenas nove meses de experiência no clarinete.
Aos 16 anos, ele foi selecionado para fazer parte da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, onde continua tocando até os dias de hoje. Aos 17 anos, o jovem nascido em Vigia ingressou na Universidade Estadual Paulista onde atualmente cursa o penúltimo ano. Entre os professores, estão nomes estimados como Paulo Castagna, Marcos Pupo, Lutero Rodrigues, Sergio Burgani e outros. O músico também faz parte da Banda Sinfônica Jovem Do Estado de São Paulo
O músico já atuou em importantes grupos como Orquestra Sifônica Heliopólis e Orquestra Jovem do Theatro São Pedro. Francisco também atuou sob regência de Eugene Konh na turnê de Andrea Bocelli em 2018; Alberto Veronesi no Theatro Municipal de São Paulo; Mônica Giardini; Marcos Sadao; Isaac Karabtchevsk; Nelson Ayres, Tiago Costa, Laszlo Marosi (HUN) e Leonard Evers (HOL).

Fonte: O Liberal (Texto e Foto)

Nenhum comentário