'Égua do Chef!' começa com muitas emoções



O primeiro reality show gastronômico do Pará Égua do Chef! começou com o pique da culinária paraense, ontem, no portal OLiberal.com.
De cara, os internautas conferiram a seletiva de participantes do programa - de 16 foram definidos oito que permanecem em atividade em cenários que contam um pouco da história da gastronomia paraense no meio de pontos turísticos do Estado.
A proposta dessa iniciativa do Grupo Liberal é de levar ao público, de forma divertida e contextual, aspectos significativos da cultura gastronômica dos paraenses, o que envolve ingredientes peculiares da Amazônia e o modo de preparo de iguarias típico nos municípios paraenses.
No primeiro dos oito episódios do Égua do Chef!, o público conferiu os passos iniciais da transformação de cozinheiros amadores em chefs, os quais irão dialogar com estudantes do curso de Gastronomia da Universidade da Amazônia (Unama).
Em formato de batalhas, uma dupla de chef/estudante enfrentará outra. O vencedor ganhará uma bolsa de estudos de Gastronomia.
No programa, foi mostrada a história da mandioca relacionada a povos indígenas no Estado e sobre a cozinha mestiça paraense, fruto da fusão dos ingredientes dos indígenas, dos procedimentos dos portugueses e africanos e ainda acerca da cozinha de Belem, vinda da Belle-Epoque, do período da borracha.
A partir de centenas de inscrições de pessoas interessadas em participar do reality show de cozinheiros amadores, foram selecionados 16 dos inscritos, mediante apoio da Coordenação de Gastronomia da Unama, e no programa de ontem foi feita uma seletiva, para se escolher 8 cozinheiros.
No próximo programa, esses selecionados se juntarão aos estudantes para formarem duplas e seguirem na disputa.

IMERSÃO

O próximo episódio será transmitido na segunda-feira (16), às 18 horas. Cada episódio terá até 40 minutos.
“A gente vai fazer uma imersão em alguns insumos, produtos da Região Amazônica; queremos valorizar esses insumos, que desde tucupi preto, passando por ostras, chocolate do Combu e pirarucu, e a gente vai mostrar a produção desses itens aos participantes. Queremos também valorizar da história da culinária paraense, contando a trajetória e contribuição de alguns chefs que marcaram essa produção do Pará”, afirmou Alexandre Gibson, diretor do Égua do Chef!.
O reality gastronômico Égua do Chef! é uma realização do Grupo Liberal e Unama, com patrocínio do Arroz Zilmar, Cerveja Draft Super Zero, Líder e Sebrae no Pará e apoio de Só Uniformes e Camicado.

SERVIÇO

Égua do Chef!
Uma realização do Grupo Liberal e Unama
Patrocínio: Arroz Zilmar, Draft Super Zero, Líder e Sebrae Pará
Apoio: Só Uniformes e Camicado

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário