CÍRIO 2010

Edição: Paulo Henrique

Traslado vai “arrastar” 700 mil pessoas
Cerca de 55 quilômetros. Este é o percurso do Traslado, a primeira romaria da festividade de Nazaré, que acontece nesta sexta-feira, a partir das 9h. Na ocasião, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é levada para os municípios de Ananindeua e Marituba.
A expectativa da Diretoria do Círio é que a procissão tenha duração de 12 horas, passando por vários bairros da Região Metropolitana de Belém. Estima-se que cerca de 700 mil pessoas participem da procissão. A previsão de chegada ao altar da praça matriz de Ananindeua é às 21h, realizando um percurso de 55 quilômetros.
Nos dois primeiros anos, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré era levada em um cibório - uma armação em metal constituída de um teto arqueado (abóbada), sustentado por quatro colunas retorcidas. Atualmente, segundo a diretoria do evento, a imagem peregrina é levada da Basílica Santuário em uma réplica da Berlinda, em cima de um carro da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A mudança aconteceu por conta da necessidade de proteger a imagem, que no cibório ficava exposta ao vento, sol e chuva.
O percurso tem início na Basílica Santuário e passa pelas avenidas Nazaré, Magalhães Barata, Almirante Barroso e BR-316. Depois, segue pelos bairros Cidade Nova e Paar, em Ananindeua-PA. A procissão passará ainda pelo bairro do Icuí, em Ananindeua, seguindo para Marituba e retornando para Ananindeua até a Igreja de Nossa Senhora das Graças. Como manda a tradição, a imagem passa a noite na Igreja Matriz, em vigília.
Segundo a PRF, cerca de 100 policiais devem garantir o apoio e a segurança da romaria, com um total de 60 viaturas. O cortejo deve deixar o trânsito ainda mais lento, portanto, o inspetor Irlando Lopes orienta a população a evitar as ruas por onde a romaria percorre. “É bom que as pessoas evitem sair da cidade neste intervalo de tempo ou busquem vias alternativas”. (Diário do Pará)

Nenhum comentário