DITO & ESCRITO - Atualidades

Edição: Paulo Henrique #

Pará já tem mil casos de câncer de mama em 2010
Cerca de mil novos casos de câncer de mama foram detectados em 2010, no Pará, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em Belém, o número chega a aproximadamente 400 mulheres e, no país, 49 mil mulheres têm a doença. Para conscientizar a população da importância da prevenção e diagnóstico, será realizada, pela primeira vez no Estado, a campanha Outubro Rosa, que acontece de 27 a 31 deste mês no shopping Boulevard.
O organizador da campanha no Estado, Luís Eduardo de Carvalho, explica que o aumento da incidência da doença é motivado por vários fatores, entre eles o aumento da idade média da população, mudanças dos fatores de risco, como a questão da menstruação - que atualmente acontece entre 10 e 12 anos de idade. “A menstruação faz as mulheres passarem mais tempo sobre o poder dos picos hormonais, o que está ligado ao aparecimento do câncer”. O trabalho, a redução das amamentações – ocasionada pela redução da prole, e a obesidade são outros fatores também citados pelo médico.
Segundo ele, a campanha é uma maneira de chamar a atenção da sociedade para a doença. “Aqui na minha clínica já recebi mulheres que, aos 55 anos, nunca tinham feito um preventivo”. O médico conta que, quando um câncer é detectado no começo, quando ainda está com um centímetro, por exemplo, os gastos chegam a aproximadamente R$ 2 mil, e há probabilidades de 90% de em cinco anos a mulher estar viva. Porém, se a doença for detectada quando o tumor estiver com 1,5 centímetros, o custo do tratamento cresce para cerca de R$ 50 mil e a possibilidade da paciente estar viva em cinco anos reduz para 50%. “É mais econômico e saudável fazer a prevenção”.
Carvalho lembra que o autoexame não substitui a consulta com um médico especialista nem o exame de mamografia. A campanha no Estado é administrada por uma clínica privada na capital do Estado e acontece em todo o Brasil. Em Belém, a clínica, que fica localizada na avenida Visconde de Souza Franco, está com a iluminação rosa, como uma forma de chamar a atenção da população. O shopping Boulevard também estará todo iluminado com a cor da campanha a partir da próxima semana, às 19h.

PECULIARIDADE
 Nas mulheres, o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos de idade, mas acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. (Diário do Pará)

Nenhum comentário