ARTIGO DO DIA - Por Taiza Maria

Edição: Paulo Henrique
O Forró em variantes diferentes 
Em Capanema, estamos cansados de afirmar que aqui é a “Capital paraense do Forró”, pela origem nordestina que faz o ritmo estar no sangue e assim por diante. Recebi por email, enviado por uma nordestina nata, chamada Fátima Marcolino, filha de um autêntico poeta das antigas, José Marcolino que foi parceiro de Luiz Gonzaga. O texto é rico em palavras bairristas e a autora, Taiza Maria é filha de Fátima. Com isso, por sua afinidade com o forró e com a tradição do município de Caruaru, em Pernambuco, Taiza reflete ao considerar que a verdadeira capital do forró nordestino “e junino” é Caruaru e não Recife. Gostei do texto e estou postando aqui. Meus agradecimentos a autora e como também tenho sangue nordestino, abraço essa justa causa pela cultura brasileira. (P.Vasconcellos)


Um amigo meu escreveu que a capital do forró agora é Recife... Será??

A Capital do Forró é Caruaru, acreditem!!
Justamente porque resiste, mesmo em tempos de crise, como o que a nossa cultura sofre de uns tempos pra cá!
A programação oficial estava uma vergonha, descaracterizada, isso é fato!! Mas as pessoas ainda enfeitavam as ruas, ainda faziam as tradicionais fogueiras (milhares) e aqui se deseja "Feliz São João" como um cumprimento natural... tão genuíno quanto esse São João autêntico que sempre existiu fora dos palcos "contratados", mas que toca forró o ano inteiro no coração desse povo!!
O mesmo São João que eu espero que ressurja das cinzas das fogueiras passadas.... e que sob a proteção de São Vitalino, há de ter a mesma força de outrora!! Não tenho dúvida de que somos capazes, pois veja bem, aqui se consegue transformar até o barro em arte...!!
Não temos boas casas de shows... Defendo com veemência que o forró precisa existir além do São João, porque é atemporal... Muitos dos nossos artistas tiveram que ir embora!! O quadro é grave, mas reversível!!
Confesso que cheguei a pensar que tínhamos perdido o nosso forró.... mas agora acho que ele está escondidinho atrás de algum barraco da Feira, só esperando o momento de se mostrar de novo! O caruaruense é assim... se faz de matuto... mas sabe que o seu lugar é seu!! E que "ninguém faz essa festa como a gente!"
Acredite, o coração do caruaruense bate no compasso da zabumba de Quartinha... e basta saber que é junho... o sorriso da gente se abre tal qual a sanfona de Seu Luiz Gonzaga!!
Agora, mais do que nunca, precisamos resgatar o "corpo" do forró, que está fragilizado pelo processo de pseudo cultura que se instalou...
E falo apenas no corpo, porque em espírito, eu tenho certeza que o forró é perene e sempre esteve aqui... justamente porque é tão imortal quanto caruaruense!!

 
 
Taiza Maria,
uma caruaruense tão adotada quanto indignada!!
 
 
"Ela virá. A Revolução conquistará a todos, o direito não somente ao pão, mas à poesia" (Leon Trotsky)

Nenhum comentário