COLUNA DO PV - Notícias e Comentários

Edição: Paulo Henrique #

Paulo Vasconcellos - Colunista
Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós.


Promotoria de Justiça de Capanema vai promover Audiência Pública para discuti Educação.
“A luta por novos e melhores dias para a juventude e toda a sociedade brasileira só pode ter como ponto de partida a efetivação do direito à educação, ‘como antídoto à marginalização social que encaminha as pessoas à mendicância, à prostituição e à delinqüência’ merecedoras de formação que venha no futuro credenciá-las como agentes responsáveis pela tarefa indicada, como um dos objetivos da República Federativa do Brasil, de criar uma sociedade livre, justa e solidária, entre outros”.
O Ministério Público do Estado, com representação em Capanema, está divulgando a realização da “Primeira Audiência Pública da Educação do Município”, no dia 28 de outubro de 2010, das 09:00 às 12:30 horas, no auditório do fórum, localizado na Av. Barão de Capanema, nº 1011, Centro, onde serão tratados os problemas no ensino público nas redes estadual e municipal, inclusive apresentado o “Programa Ministério Público na Escola”.
O momento é impar para apresentação de propostas, sugestões de melhorias, denúncias, reclamações, especialmente, para toda a sociedade, diretores, professores, servidores e alunos. Quem está fazendo o convite à população é o Promotor de Justiça Titular da 2° Entrância, Nadilson Portilho Gomes.

HEMOPA precisa de Sangue, tipo... O seu
 O Hemonúcleo do HEMOPA que funciona em Capanema está realizando mais uma campanha de arrecadação de sangue, mobilizando a comunidade local para tentar suprir a necessidade e pedindo a colaboração de todos no sentido da divulgação, para que as pessoas colaborem com a doação de sangue em caráter de urgência. De acordo com o comunicado do HEMOPA, o estoque está em nível abaixo da reserva, o que coloca em risco o atendimento a pacientes que necessitem de sangue nos hospitais de Capanema e Região. Afirma ainda a nota que a situação é grave, neste mês houve uma queda de 50% no número habitual de doares. E a solução é recorrer aos Centros de Castanhal e Belém para tentar manter os atendimentos de urgência.

Para ser doador de sangue é preciso:
- Ter entre 18 e 65 anos;
- Pesar 50 quilos ou mais;
- Estar bem de saúde;
- Apresentar qualquer documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Habilitação, Carteira de Conselho de Classe, etc.)

Doar sangue não vicia, não engorda. Não afina nem engrossa o sangue. A doação é totalmente segura, todo material utilizado é descartável.
Ao doar, o doador cuida também de si próprio, pois passa por profissionais que avaliam sua saúde e realiza testes sorológicos para HIV, Hepatite B e C, Doença de Chagas, Sífilis, HTLV I e II além da tipagem sanguínea.

Doar sangue é um gesto de solidariedade, cidadania e amor ao próximo. Com uma única doação 2 vidas são salvas.

Para receber os doadores o Hemopa Capanema funciona de 2ª a 6ª feira das 07:00h às 12:30h.

Informações pelos números 3462-2744 e 3462-2329.

O HEMOPA precisa de sangue... Tipo... O seu!!!

Prefeito desmente Governo
Em Capanema, houve massificação de notícia de que o Governo do Estado teria repassado verbas referentes ao aditivo correspondente a última parcela para a conclusão da reforma do PAN. Baseado nessas informações, o prefeito Eslon Martins contestou, rebatendo de forma veemente, desmentindo em esclarecimento através de reportagem no SBT local. Segundo o prefeito, não houve a efetivação do repasse e foi dada a continuidade da obra com recursos do município. Na matéria exibida na televisão, ele mostrou documentos protocolados nos setores competentes do governo do Estado e também extrato atualizado da conta bancária com saldo zerado. Como a campanha eleitoral está na reta final, a riscos do repasse não se feito e quem fica prejudicado é o município de Capanema. Acredita-se que esse assunto ainda vai render vários capítulos, antes e após a eleição de 31 de outubro. Isso já é um reflexo presente na cidade: No 1° turno o prefeito seguiu as determinações de seu partido o PR e apoiou a candidatura de Ana Júlia. Depois desse episódio, ninguém garante que ele vá manter a mesma posição agora no 2° turno. Ficam as reticências e até os 45 do segundo tempo, Como se diz na gíria do futebol. Muita polêmica ainda pode acontecer.

Baile do Centenário
Coordenado pela CDL, Associação Comercial e Sindicato Patronal, vai acontecer no próximo dia 6 de novembro o Baile do Centenário, homenagem ao município de Capanema pelas comemorações do aniversário, mobilizando toda a sociedade em Grande Encontro. Durante o baile vão acontecer exposições de fotos antigas, apresentação de um livro didádico sobre a história de Capanema, autoria da professora e escritora Terezinha Sousa, além do lançamento do CD comemorativo aos 70 anos da banda Orlando Pereira, uma das mais antigas do Pará. Os editores do documentário “Capanema 100 anos: Patrimônio de Todos Nós vão apresentar também o DVD contendo partes da história e outros atrativos. O presidente da CDL, Antônio Kauati e o Presidente da Associação Comercial, Carlos Oliveira, estão trabalhando para a realização desse evento social comemorativo ao centenário de Capanema, que tem a finalidade de festejar e reunir pessoas de várias famílias tradicional. A realização do Baile é independente a qualquer outro evento público que esteja programado.

Ginásio Almir Gabriel
Faz 10 anos que o ginásio esportivo que leva o nome do ex-governador Almir Gabriel foi construído, entregue à comunidade capanemense, mas nunca foi utilizado por ela. No meio da semana passada o SBT local, apresentou matéria mostrando a situação de abandono daquele próprio, que já foi municipal e agora pertence à Universidade Federal do Pará. É lamentável a situação do ginásio que poderia estar sendo palco de ventos esportivos e culturais, mas o que se vê são ruínas por todos os ângulos. Como a comunidade é sabedora, o ginásio Almir Gabriel custou caro aos cofres públicos e agora está sob ameaça de se acabar com o tempo, pois as imagens exibidas na matéria são a prova do descaso e abandono total. O ginásio representa para Capanema um “Gigante adormecido e derrotado pela imprudência de quem não teve zelo por tão valiosa obra e patrimônio público”

Contagem Regressiva
Estamos nos aproximando do dia 5 de novembro, data magna para as comemorações do Centenário de Capanema. Como desconhecemos a programação que está sendo montada pelos setores do município, confirmamos apenas que o documentário exibido pelo SBT vem agradando a quem já assistiu. Ainda faltam alguns ou poucos dias, vamos esperar o que vem por ai. Falaram em show da Banda Calypso e segundo o Portal Capanema está confirmado para 5 de Novembro. Com as dificuldades que o município apresenta em se tratando de finanças, acredita-se que o momento não é propício para um investimento tão alto como é o show da melhor banda na atualidade no Brasil. Acredita-se também que o show seja patrocinado pela iniciativa privada em parceria com o município.

Qual a verdadeira Pesquisa?
Tem um Instituto de pesquisa fazendo coleta de dados sobre a satisfação popular em Capanema e já anuncia nomes de empresas e personalidades vencedoras. É o mesmo que em 2003, passou por aqui, premiou os vencedores e depois sumiu do mapa. Em Capanema existe verdadeira pesquisa feita pela empresa Zeno Consultoria, que escolherá os vencedores do prêmio destaque 2010 e a cerimônia de entrega dos títulos vai acontecer no mês de Dezembro. O instituto IPOP anunciou que estaria divulgando o resultado em todos os meios de comunicação de Capanema, no entanto, alguns ficaram de fora dessa divulgação e resta uma observação: Porque não foi feita reunião com todos os órgãos de imprensa, já que existe em Capanema uma Associação dos Profissionais desse Segmento? A pergunta fica no ar.

Nenhum comentário