Crônica da Semana - Assuntos do Cotidiano

Edição: Paulo Henrique   

                                                 UM DIA A CASA CAI!
                                                Hugo Antônio Ferrari

Esse é um dos provérbios sujeito a acontecer na vida de qualquer um de nós, sobretudo, quando não tivermos o devido cuidado em preservar a nossa dignidade.
Para quem pratica o mal, ou se locupleta dos bens alheios, está sujeito a ver um dia a sua casa desabar.
Chamamos de “casas desmoronadas”, aqueles que perderam a moral ao praticarem ações ilícitas.
Confiaram tanto na impunidade que, sem esperar, foram descobertos.
Pensavam que poderiam esconder sempre a verdade dos fatos, entretanto, não conseguiram, uma vez que muita coisa ficou exposta publicamente.
E o pior de tudo, será a dificuldade que por certo muitos encontrarão pelos caminhos da vida para reconstruir suas casas destruídas.
Os alicerces ruíram e jamais serão os mesmos. O terreno virou uma “terra movediça”. Nada mais se sustentará. Tudo ficara comprometido!
Assim sendo, esse será o preço a ser pago perante a sociedade por tudo aquilo que foi praticado indevidamente.
Por outro lado, muitos perderam o que de mais precioso enobrece o ser humano: O seu caráter, a sua dignidade.
Precisamos acreditar que nesta nossa passagem por esta Terra, temos a nossa frente o céu e o inferno.
Somos nós mesmo quem escolheremos o nosso destino. Não será Deus quem vai nos dizer o que devemos ou não fazer, uma vez que somos dotados de inteligência para distinguir o certo do condenável. Por isso, a escolha será exclusivamente de nossa responsabilidade.
Agora, o que nos compete - como seguidores de Jesus Cristo -, é pedir sempre a sua proteção para nos livrar dos perigos que nos rondam.
A vida é a dádiva mais preciosa que recebemos, daí, nunca colocá-la em risco, mas, sim, preservá-la, a fim de desfrutá-la com alegria, paz, e sabedoria.
Infelizmente, o que vemos, em muitas situações, é a certeza das facilidades como forma de se alcançar interesses escusos.
A partir de uma opção desleal, deixaremos de contar com a graça divina, passando a ficar refém da ganância e da própria desonestidade.
Deveríamos todos estar desfrutando de uma melhor qualidade de vida.
Lamentavelmente, a esperteza, vem impedindo o surgimento de novos avanços em favor do bem-estar da população, notadamente, em benefício dos mais necessitados que, na verdade, são os que mais sofrem.
Já o resultado, é o triste convívio diário com a miséria, a fome, e a violência.
Enquanto isso, muitas casas continuarão caindo caso não haja uma firme mudança de comportamento em favor da ética e da decência.

Nenhum comentário