Primeiro Plano - Notícias de Agora

Edição: Paulo Henrique e Cleoson Vilar 

Festa do Círio é aberta oficialmente
Com mais de 200 anos de história, a edição deste ano da maior festa católica do mundo, o Círio de Nazaré, foi oficialmente aberta na noite de ontem, em Belém, com uma celebração que contou com a presença da Diretoria da Festa, autoridades, empresários e centenas de fiéis.

Para dar início à solenidade, o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, abençoou todos os presentes com uma breve oração no interior da Basílica. Em seguida, foi apresentado o novo sistema de iluminação da Igreja e dos Arcos do Círio. “As luzes sempre dão um ar especial porque fazem a cidade entrar no clima visual do Círio”, afirmou a economista Rita Lemos.

 

Criatividade e tradição no manto de Nazaré

Miçangas, vidrilhos, pedras preciosas, ouro e os pontos certos do artesão baseados em um desenho inspirador. Assim começa a confecção de um dos símbolos do Círio: o manto de Nossa Senhora de Nazaré.

O antigo testamento descreve que Maria e Jesus usavam mantos, como explica Mizar Bonna, responsável pela criação e desenho dos mantos desde 1995. "Os povos dessa época valorizavam muito o manto. Nossa Senhora agasalhava Jesus nele, no momento de frio. O manto de Maria nos traz Jesus, significa proteção, como se ela colocasse todo o povo debaixo dele", comenta Mizar.

Ela conta ainda que quando o caboclo Plácido encontrou a imagem ela estava envolvida em um manto. "Dizem que era uma capinha portuguesa em formato triangular que dentro trazia um papel com a descrição Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, devoção portuguesa".

Mizar começou a desenhar os mantos para pagar uma promessa do marido. "Ele faz parte da diretoria de Nazaré e quando passou por uma cirurgia do coração pediu que doasse o manto de 1994. E me pediu para desenhar", contou.

O manto é uma doação de promesseiros a Virgem de Nazaré. São necessários quatro meses para a elaboração da vestimenta que muda a cada ano de acordo com o tema do Círio.

Os artesãos gastam em média R$4 mil para a confeccção. Mas esse valor já chegou a R$22 mil. "Foi em um ano que ele foi todo rebordado a ouro com o trabalho de um ourives. Porém o promesseiro não se nega a pagar. Existe uma lista enorme de pessoas dispostas a vestir a mãezinha", disse Mizar.

A peça é elaborada em segredo e só é mostrada na quarta-feira antes do Círio. "Só posso falar que deste ano o nome é alegria e foi baseado nos periquitos do CAN. Vocês vão gostar", revela Mizar. (Sâmia Maffra, DOL)

Serviço

A apresentação do manto acontece nesta quarta-feira (5) às 18h na Basílica Santuário de Nazaré.

 

Virgem de Nazaré recepciona turistas

Turistas que desembarcaram ontem em Belém para a festa do Círio foram recepcionados no aeroporto de uma maneira especial, com apresentação de grupo de carimbó e lembranças do Círio como fitas e cartazes. Muitos se emocionaram com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que foi homenageada com missa no saguão, presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, seguida de peregrinação até a capela do Aeroporto Internacional de Belém.

O receptivo funciona 24 horas por dia desde ontem, sendo que acontece até sábado (09), ao meio-dia, é organizado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Infraero e diretoria da festa do Círio.

Nenhum comentário