COLUNA DO PV - Notícias e Comentários

Edição: Paulo Henrique 

Capanema - PA
 







Frederico “Bravo”
Sem desmerecer qualquer outro candidato representante de Capanema que pleiteou vaga na eleição de 3 de outubro, quero referenciar o nome de Frederico Braun Por ter recebido a maior votação no município, como candidato a deputado estadual. Em meus comentários na Rádio Antena C, troquei o sobrenome Braun e o chamei de “Bravo”, pelo fato de Frederico ter feito campanha corpo a corpo, visitando várias bases e conversando com os eleitores apresentando suas propostas. Achei isso muito interessante, pois é mais uma prova de que a propaganda bem feita se torna a solução para qualquer empreitada. Parabéns a Frederico pelo trabalho que desenvolveu durante sua campanha

Pretensões ao Executivo
Comentam nos bastidores da política capanemense que candidatos que tentaram eleição a cargos no último pleito, vão se posicionar no futuro, como propensos concorrentes ao Executivo e aparecem na lista Valry Moraes, Claudionor Moreira e o próprio Frederico Braun. Certamente esses nomes serão alvo de especulações por parte de grupos políticos que fazem parte das coligações sempre formadas em Capanema.

Eduardo diz NÃO
Em seu programa de Rádio o Deputado reeleito para a AL, Eduardo Costa (PTB), afirmou de forma veemente que não concorrerrar a cadeira de Chefe do Executivo de Capanema na eleição de 2012, atribuindo a baixa votação que teve no município. Como o nome de Eduardo faz parte da relação dos prováveis candidatos, se ele não voltar atrás, oportuniza condições a outros líderes, mais certamente seu apoio a qualquer que seja o grupo, será de fundamental importância para o andamento das articulações políticas

Outros Nomes
Além desses citados como prováveis pleiteantes ao Executivo de Capanema, outros nomes são cogitados, de acordo com o que é comentado na cidade e então, aparecem: o Vereador Antônio Maria, os ex-prefeitos Chico Neto e Alexandre Buchacra, o ex-vereador Marcelo Pierre e uma representante das mulheres. É claro que essa relação vai sofrer várias mudanças até chegar o período da eleição. E é claro também que o atual prefeito Eslon Martins tem seu nome como virtual candidato a reeleição. Como muita água ainda há de correr por debaixo da ponte como se diz na gíria, a melhor solução é que todos esperem o momento certo das campanhas que se desenham em Capanema.

Câmara Municipal
No próximo dia 15 de novembro está prevista a eleição para a escolha da nova Mesa Diretora que vai comandar o poder legislativo no biênio 2011/2012. Até agora ainda não se sabe quais nomes vão figurar nas formações das chapas, apenas especulações de prováveis candidatos. Em outra ocasião, escrevi aqui na coluna que Pedro Abraão pode indicar chapa para a sua sucessão, mas nada foi adiantado e tudo está correndo sob sigilo parlamentar. Outro provável candidato é o atual vice-presidente Oscar Ishii, no entanto, tudo depende das articulações. Só que agora, chega à informação de que o vereador Edinho poderá ter seu nome cogitado. Vamos esperar.

Títulos Honoríficos
Já faz algum tempo que os vereadores da Câmara de Capanema tiveram proposições aprovadas com nomes de personalidades que vão receber títulos honoríficos de “Cidadão de Capanema” e “Honra ao Mérito”. Algumas pessoas conversaram com esta colunista e perguntaram quando será a sessão solene para a entrega das honrarias. Sinceramente, não é do meu conhecimento, mas não vou deixar o observador sem a informação, pois estarei fazendo contato com o presidente Pedro Abraão e saber dele a data escolhida para que os agraciados recebam suas condecorações.

Festival do Chopp
A loja Maçônica de Capanema vai promover no próximo dia 7 de novembro no Clube Nassau o 3° Festival do Chopp, cuja renda será destinada às obras sociais da ordem, destacando o Natal das crianças pertencentes a famílias menos favorecidas. O Venerável da Loja, Arnaldo Henriques conta com o trabalho de todos os maçons para a realização deste evento tradicional em Capanema. As canecas estão à venda ao preço de R$ 10,00 em diversos postos na cidade. Além do chopp serão vendidas comida típicas e durante todo o dia haverá festa dançante, como das vezes anteriores.

Oliveira Brito
Está marcada extra-oficialmente para esta sexta-feira (15), Dia do Professor, a inauguração das novas dependências da escola Oliveira Brito – EEOB, depois de algum tempo passando por reforma em sua parte estrutural. O diretor da escola, professor Inaldiran Cunha está empenhado e ajusta os últimos detalhes para essa grande festa. O EEOB tem 42 anos de serviços prestados à comunidade escolar de Capanema e vai servir muito mais ainda com as modernas instalações.

Livro Histórico
Você quer saber como surgiu o município de Capanema? Aguarde mais um pouco, porque no dia 6 de novembro a professora e escritora Terezinha Sousa vai lançar obra literária contendo detalhes da origem de Capanema, desde sua colonização até os dias atuais. É o resultado de um magnífico trabalho de pesquisas feito pela autora, que certamente vai agradar a todos, por seu conteúdo histórico. 

Nenhum comentário