Primeiro Plano - Notícias de Agora

Edição: Paulo Henrique

Ana Júlia e Jatene começam a firmar alianças
A semana será decisiva para a conclusão do quadro de alianças dos candidatos ao governo do Pará, neste segundo turno. As atenções estão voltadas para a escolha do PMDB, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno. O partido deve anunciar nos próximos dias se apoiará Ana Júlia Carepa (PT) ou Simão Jatene (PSDB), o que pode ser decisivo para as eleições.
Algumas lideranças da legenda já declararam apoio a Simão Jatene, como o deputado federal eleito José Priante e o deputado federal reeleito, Wladimir Costa.
Wladimir Costa afirmou não ver problemas em tomar uma posição mesmo sem apoio oficial do PMDB. “O PMDB tem uma simpatia pessoal pelo Jatene, não é pelo PSDB, é pelo cidadão Jatene que tem relacionamentos apartidários”, justificou.
Jatene também já conta o apoio de três deputados estaduais do PTB, além do novo representante da legenda na Câmara Federal, Josué Bengtson, e Zequinha Marinho, do PSC.
A coligação Acelera Pará, de Ana Júlia Carepa teve perdas com os apoios anunciados ao seu adversário tucano. Em nota, a coordenação da campanha petista aponta que as alianças do PTB e do PSC – partidos que fazem parte da coligação – não foram anunciadas oficialmente. Porém, as perdas já seriam esperadas.
A candidata ao governo petista anunciou hoje (11), em seu blog, o apoio de nove prefeitos do PMDB e dois do DEM (partido coligado aos tucanos) à sua campanha.
Do PMDB, a atual governadora recebeu o apoio de Márcia Cavalcante, de São Miguel do Guamá; Iran Lima, de Moju; Cláudio Barroso, de São João de Pirabas; Amós Bezerra, de Augusto Corrêa; Fernando Cruz, de Curuçá; Wenderson Chamon, de Curionópolis; Joaquim Nogueira Neto, de Dom Eliseu; Sei Ohaze, de Santarém Novo e Itamar Cardoso, de Goianésia do Pará.
Pelo DEM, os prefeitos Rosiel Costa, de Mocajuba, e Ivo Muller, de Medicilândia, também se declararam a favor do PT. De acordo com o partido, o prefeito eleito de Rondon do Pará, Olávio Rocha, e o ex-prefeito da cidade, Edílson Oliveira, ambos do PMDB, também teriam declarado apoio.
Hoje, Ana Júlia tem encontro com lideranças do PSC para discutir o apoio após a decisão de Zequinha Marinho de se aliar a Jatene. O Partido Verde de José Carlos Lima anunciou que independente do que decida a Executiva nacional da legenda, vai manter a aliança petista. (DOL)

Nenhum comentário