LEQUE DE NOTÍCIAS - Parceria Blog do PV e Rádio Antena C

Edição: Paulo Henrique e Cleoson Vilar.
 
                              Capanema 100 Anos: Patrimônio de Todos Nós.


EM CAPANEMA

Vereadores votam amanhã projeto que determina feriado o Dia 5 de Novembro
 Depois da votação que aprovou a LDO para o ano de 2011, amanhã, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Capanema será apreciado e votado pelo plenário, Projeto de Lei de autoria do Executivo com matéria específica para que o dia 5 de novembro de 2010, aniversário do centenário de Capanema seja feriado municipal, por tudo o que essa data representa no desenvolvimento e progresso da maior cidade da Região Nordeste em potencial. Os vereadores que fazem o parlamento capanemense estão convocados para avaliarem e votarem o projeto. A sessão começa às 09h00min desta sexta-feira (15), no Plenário Sebastião Menezes, sede do Legislativo do Município.


Vestibular: UFPA tem mais de 51 mil já inscritos
Mais de 51 mil inscrições já foram realizadas, até o início desta semana, para o Processo Seletivo 2011 da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os dados foram computados pelo Centro de Processos Seletivos (Ceps). Os cursos mais procurados, até o momento, são Medicina, Direito, Psicologia e Nutrição. A concorrência dos cursos será divulgada somente no final da inscrição.
O Ceps alerta para o prazo de pagamento da taxa de inscrição, o qual termina às 23h do dia 19 de outubro. O valor poderá ser pago até o dia 20 deste mês, dentro do horário bancário. “A recomendação ao candidato é que não deixe para fazer a inscrição na última hora, pois poderá ter dificuldades de acesso à página do Ceps”, aconselha a diretora do Centro de Processos Seletivos, Marilucia Oliveira.
O valor da taxa é de R$ 40,00. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.ceps.ufpa.br e preencher o formulário on-line . Marilucia Oliveira ressalta que só o cadastro na internet não efetiva a inscrição. “Ao acessar o site, o cadastro é o primeiro passo, após o qual o candidato recebe nome de usuário e senha. Em seguida, ele deve proceder a sua inscrição.”
Para o Processo Seletivo 2011 são ofertadas 6.134 vagas, sendo 3.602 para a capital e 2.532 para o interior do Estado, divididas em 146 cursos e 12 municípios.

ISENÇÃO
O Ceps divulgou ontem o resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição. Das 3.988 solicitações, foram concedidas 1.661 isenções. O resultado está disponível no endereço eletrônico do Ceps, por meio do link Vestibular 2011. Só terá acesso à informação o candidato que já fez o cadastro no PS 2011, mediante o fornecimento dos número de CPF e senha.

PROVAS
O Processo Seletivo 2011 da UFPA terá apenas duas fases. A primeira seleção será feita por meio de notas obtidas das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), as quais acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro, em 77 municípios paraenses. As provas do Enem constarão de um total de 180 questões, mais a redação, e terão 50% de peso na seleção da Universidade.
A segunda fase corresponde a uma prova objetiva contendo 55 questões de múltipla escolha, de 11 disciplinas do ensino médio, com cinco questões cada. A prova será aplicada no dia 19 de dezembro, das 8h às 12h, em 30 municípios do Pará. Pela primeira vez, o Processo será realizado em São Geraldo do Araguaia, Portel, Novo Progresso, Senador José Porfírio, Santa Izabel e Conceição do Araguaia. (Diário do Pará)


Jatene e Ana Júlia têm adesão de novos parceiros
O candidato tucano ao governo, Simão Jatene (PSDB), participou ontem (13) de café da manhã organizado pelo deputado estadual Eduardo Costa (PTB). Entre os presentes a surpresa ficou por conta do vereador Orlando Reis, do PV, partido que apoia Ana Júlia Carepa. De acordo com a assessoria do candidato, cerca de 100 pessoas estiveram presentes ao evento.
O café da manhã serviu para sacramentar o apoio de líderes da Igreja do Evangelho Quadrangular de 56 municípios paraenses, que chegaram ao tucano por meio do deputado federal eleito Josué Bengston (PTB) e do vereador Paulo Queiroz (PSDB), também evangélico. “A igreja está aqui, ao seu lado e, por isso, estamos certos de sua vitória”, afirmou Queiroz.
“Esses encontros fazem com que eu me sinta fortalecido e preparado não só para vencer as eleições como para voltar a governar esse Estado. A participação das igrejas, de todas as igrejas, será fundamental para o nosso governo porque as igrejas desempenham um trabalho social que precisa ser apoiado pelo governo porque nunca poderá ser desenvolvido pelo governo na mesma dimensão. Precisamos caminhar juntos”, agradeceu.
ANA JÚLIA
Enquanto Jatene comemora a adesão de religiosos, a governadora Ana Júlia (PT), candidata à reeleição ao governo do Estado pela coligação Acelera Pará, participou ontem de um almoço com centrais sindicais em uma churrascaria, em Ananindeua.
Os representantes das centrais demonstraram apoio à candidata e afirmaram que a meta agora é conseguir votos para ajudar a governadora a se reeleger. “Vamos tentar conseguir 400 mil votos. Os trabalhadores vão se empenhar nisso agora”, disse Mirian Andrade, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Pará.
Os sindicalistas também pediram que a governadora assuma um compromisso com eles, caso consiga um segundo mandato. “Pedimos um compromisso de que é possível melhorar no que não conseguimos um diálogo mais avançado antes. Queremos transparência e ter também uma agenda com a governadora”, disse a presidente.
Ana Júlia falou sobre ações já realizadas em seu governo e de obras que ainda serão iniciadas, como o Sistema Integrado de Transporte. A candidata também garantiu que vai conti-
nuar valorizando os servidores em um possível novo governo. “A valorização do servidor faz com que prestem um bom serviço para a comunidade”, disse.
Ana Júlia também se mostrou confiante para o segundo turno das eleições. “Estou extremamente animada. Quero pedir um voto de confiança, contar com o apoio das mulheres guerreiras do Pará”. (Diário do Pará)

IAP leva arte do Pará ao Canadá
Instituições públicas e privadas, organizações independentes e coletivos de arte se encontraram no Res Artis 2010, um grande encontro em Montreal, no Canadá, que tratou de ações de incentivo a projetos de intercâmbio artístico na América. O Instituto de Artes do Pará (IAP) foi a única instituição do Estado a participar do evento, realizado entre os últimos dias 6 e 10 de outubro. Além do Brasil, a jornada de encontros e conferências reuniu representantes dos EUA, México e Canadá.
O IAP participou da mesa-redonda “A América: Práticas Artísticas Independentes na Era da Globalização”, discutindo programas de desenvolvimento de redes de intercâmbio internacionais e também estratégias de fortalecimento da produção contemporânea, em geografias deslocadas dos grandes centros urbanos ou de eixos referenciais do circuito contemporâneo, como é o caso da Amazônia.
Armando Sobral, gerente de Artes Plásticas e Audiovisuais do IAP, conta que a participação no Res Artis foi uma oportunidade para apresentar as experiências do instituto por meio de seu programa de bolsas de incentivo à produção local e o alcance do seu atual programa de residência artística com o Canadá. Além disso, Armando também apresentou um breve panorama da produção artística paraense, com destaque para os coletivos Fotoativa e Galpão das Artes de Marabá. “São iniciativas essenciais para a constituição de uma rede integrada de intercâmbio do Pará, na capital e região de Itacaiúnas”, afirma.

“A partir desses três pontos de referência é possível aproximar a nossa realidade de outros contextos culturais na América e incentivar o fluxo da produção local através do fortalecimento de uma rede de interlocução global no continente”, diz ele. Armando destaca que atualmente o ambiente artístico contemporâneo se movimenta em territórios sem fronteiras. “Por isso devemos repensar a ideia de uma cultura somente para consumo interno”, observa.

EXPOSIÇÃO
Além da jornada de encontros em Montreal, a arte paraense será destaque entre os dias 29 de outubro e 04 de dezembro, na cidade de Quebec, com a exposição “Amazon Print”, na Galeria do Engramme, na cooperativa Meduse. A curadoria é do próprio Armando Sobral e participarão representantes de três localidades do Estado: Belém (Jocatos, Ronaldo Moraes Rêgo, Elaine Arruda) Santarém (Egon Pacheco e DiôVianna) e Marabá (Antonio Botelho e Marcone Moreira). “A coletiva apresenta um recorte da gravura contemporânea no Pará, compara visões, experiências e poéticas cujos sentidos se conectam a uma mesma geografia. Embora compartilhem referências comuns, reforçam suas individualidades através da maneira como se apropriam dos meios de produção da gravura e operam com as suas realidades”, diz ele.

INTERCÂMBIO
Desde 2008, o IAP coordena com o governo de Quebec um acordo de cooperação cultural que tem proporcionado a artistas residentes no Estado desenvolver seus projetos artísticos em um importante centro de difusão e produção da arte contemporânea em Quebec, assim como receber em Belém artistas provenientes daquele país. As artistas paraenses Maria Christina e Nailana Thiely já foram contempladas com este programa e, neste ano, mais um artista paraense irá trabalhar por dois meses nos ateliês da cooperativa Meduse. O resultado deverá ser divulgado nos próximos dias.
O intercâmbio, diz Armando, é uma das ações realizadas pelo IAP de qualificação do artista que reside no Pará, viabilizando o acesso a centros referenciais da produção artística contemporânea e abrindo novas fronteiras de circulação nesse cenário globalizado. “É um projeto que impacta não somente quem é contemplado com a bolsa, mas toda a cadeia produtiva local”, analisa. (Diário do Pará)

Nenhum comentário