Artista revisita memórias em vídeo-performance 'Mani'

 Artista bragantino Paulo César Jr. se inspira no processo de produção da farinha de mandioca.

Divulgação/ Correnteza Produções

A ancestralidade familiar do artista bragantino Paulo César Jr. se mistura ao processo de produção da farinha de mandioca. Essa foi a inspiração para a vídeo-performance “Mani” realizada pela Correnteza Produções. Ao revisitar as memórias familiares, que atravessam gerações, Paulo César produziu uma performance junto com a própria família que será disponibilizada a partir de hoje (12) na internet gratuitamente nas redes sociais e no Youtube da Correnteza Produções.

“‘Mani’ é um vídeo somente. Esse vídeo trago um pouco do lado paterno da família, com a produção da farinha e a plantação da mandioca, meus pais foram criados nesse meio da produção da farinha que é muito forte em Bragança. A vídeo-performance foi gravada onde minha avó nasceu”, revela Paulo.

O projeto foi selecionado pelo Prêmio Rede Virtual de Arte e Cultura da Fundação Cultural do Pará. A performance foi desenvolvida na casa de familiares de Paulo, trazendo à tona a força das relações afetivas presentes nas raízes do artista, fincadas entre Bragança e Tracuateua.

Durante o processo criativo, o artista teve diversos diálogos com sua avó, Antonia Santos, e com seu tio-avô, Reinaldo Silva, sobre memórias, sentimentos e ações que remetem ao cotidiano dos habitantes da região. Estas conversas inspiraram a visualidade e o roteiro da vídeo-performance, que exalta a beleza da paisagem da região, composta por açudes e plantações de mandioca. A avó de Paulo é inclusive atriz no vídeo e opinou sobre o produto.

Trabalhar com a família na criação e produção do vídeo foi singular para o artista. “Essa é a primeira vez que faço algo com minha família. Foi extremamente emocionante assim, porque a minha avó é uma mulher de muita luta. Quando eu convidei para participar fiquei com receio dela não topar pela vergonha, mas quando a gente começou a conversar sobre o vídeo, ela se empolgou e deu várias ideias. Além de conseguir ela em cena, minha avó ainda ajudou muito na criação. Isso foi envolvendo a minha família no trabalho. Eu sou o único artista, e às vezes não entendem o meu trabalho. Esse vídeo fez eles entenderem melhor”, declarou.

A mandioca também é uma metáfora para falar sobre a força das raízes familiares que atravessa todo o trabalho. A mandioca cuja planta pode ser, ao mesmo tempo, veneno ou cura para quem a consome possui uma dualidade que abordada do vídeo-performance. Esta dualidade se faz presente na sociedade contemporânea, na qual certos padrões de comportamento podem ser um veneno para os corpos, porém podem ser curados ao revisitar as memórias e ancestralidades, ao possibilitar reencontros consigo, com os seus, com suas raízes mais profundas.

Agende-se:

Lançamento vídeo-performance Mani

Data: 12 de março

Local: Facebook, Instagram e Youtube da Correnteza Produções

Horário: 10h




Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagem).

Nenhum comentário