"O Despejo" retrata dilemas atuais em forma de comédia

 O trabalho é da Companhia de Thaetro de Performances e Espetáculo e será transmitido por meio de live pelo facebook de Fernando Rassy

Divulgação

Quem estiver com vontade de apreciar uma comédia de artistas locais, a peça "O Despejo" será apresentada de forma virtual, nesta quinta-feira (11), às 22h30. A história se passa no século XIX, mas com acontecimentos e ações ocorrentes e vivos na atualidade. O trabalho é da Companhia de Thaetro de Performances e Espetáculo e será transmitido por meio de live pelo facebook de Fernando Rassy. A contribuição é livre.

"O Despejo" foi montado em 2018 pela companhia e em meio a pandemia do novo coronavírus retorna como forma de movimentar não apenas a cena, a companhia, mas também o público, pois se trata de uma comédia e sorrir é um bom remédio para aliviar o emocional, segundo Francisco das Chagas, diretor do espetáculo.

A peça faz uma mesclagem com a comédia de costume, que é quando se apropria de um enredo pautado em assuntos do cotidiano, com a comédia da arte visual, que investe em cenários e caracterizações extravagantes. "No nosso caso, o foco principal nesse item é na caracterização dos atores em cena", explica Chagas.

A ação se passa num célebre sobrado habitado por uma fidalga falida, no final do século XIX ,e sua fiel criada, que tenta burlar as inúmeras ordens de despejos devido possuir uma dívida infindável de impostos não pagos. Seu figurino é uma reeleitura do século XIX ,que caracteriza a situação decadente dos personagens principais acentuando ,juntamente com a maquiagem excessivamente colorida de os arquétipos do gênero da comédia.   

A personagem Dona Ela, vivida por Val Amaral, é uma fidalga que tem um histórico familiar de pessoas trambiqueiras. Ela deve agiotas, deve as pessoas do vilarejo onde mora  e o único patrimônio que herdou é o sobrado. Mas em decorrência das inúmeras dívidas acaba recebendo a ordem de despejo.

A trama se passa em torno dessa luta constante de se livrar dos credores. Dona Ela recebe ajuda  de Ela mais ou menos, interpretado por Francisco Chagas, que além de funcionária do lar é cúmplice nos trambiques. "Elas apelam a bruxaria e diversas outras ações para se livrarem das dívidas. Um dos artifícios é o uso de segredos de banqueiros e governantes das cidades que só Dona Ela tem", explica o diretor.

Sobre a trama, Chagas diz que se inspirou para montar a peça em histórias de pessoas próximas e até em situações vividas pelo próprio diretor. "Esse tipo de realidade é mais comum do que as pessoas imaginam, me inspirei em pessoas bem próximas e também na minha própria vivência. O que mais tem hoje é gente endividada, desempregada e recebendo cobranças", destaca Chagas.

Mas apesar do caos, o autor preferiu transformar essa realidade em comédia, já que atualmente os acontecimentos do mundo estão pesados e causando desespero nas pessoas. "Preferi abordar o assunto de forma leve e engraçada. Levei também para o século XIX como uma forma de mostrar que esse assunto é real e existe a qualquer tempo", completa.

Adaptação

A peça foi montada para o espaço do teatro, mas com a migração para o espaço virtual, Chagas explica que foram necessárias algumas mudanças com relação ao tempo, já que era entre 50 a 60 minutos e para esse novo formato se passa em aproximadamente 40 minutos, tempo de duração de uma live.

Outro ponto de adaptação é com relação as marcações de espaço, pois no teatro os atores têm um espaço mais livre no palco, já no formato on-line o espaço é menor e a movimentação precisa ser marcada no ângulo da câmera.

"São detalhes que precisamos nos adaptar, não é nada muito complicado, mas também não é simples. A peça segue com a mesma sequência de ações. O corpo do ator precisa se adaptar ao enquadramento dos ângulos da máquina. Fomos aprendendo durante a ação e estamos conseguindo contornar essa realidade, pois o mais importante é permanecer produzindo e realizando nossas criações", pontua o ator e diretor do espetáculo.

Chagas afirma que se trata de uma nova linguagem e que a vivência em outros experimentos, mesmo antes da pandemia, foram importantes para esta transição.

A Companhia

A Companhia de Thaetro de Performance e Espetáculos tem 20 anos de estrada como colaboradora de formação cultural no estado do Pará . O elenco é formado por Val Amaral ( Atriz e Produtora ), Chagas Franco ( Diretor e Ator ), Hudson dos Passos ( Ator ) e nesta peça conta com a contribuição de Bárbara Tzi ( Sonoplasta ), Felipe Lisboa ( Iluminador ), Mauricio Silva ( Contra-Regra ).

Chagas explica que a companhia é formada pelos três atores, mas que a cada trabalho são realizados convites para outros artistas, caso seja necessário.

Agende-se:

O Despejo

Dia: 11 de Março de 2021

Hora: 22h30

Pelo facebook do Fernando Rassy




Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagem).

Nenhum comentário