FEMMEFEST traz mais uma edição de arte protagonizada por mulheres

 O festival será neste sábado (6), totalmente on-line, a partir das 19h, no canal do YouTube

Divulgação

A segunda edição do FEMMEFEST traz música, performance e palestras com foco no protagonismo feminino. O festival esse ano será neste sábado (6), totalmente on-line, a partir das 19h, no canal do YouTube do festival. Com o tema "As Três Marias", o evento tem o propósito de mostrar o trabalho e a arte feita por mulheres.

Hellen Caroline, integrante da banda Icamiabas, explicou que o festival nasceu no ano passado com a ideia de realizar um evento para arrecadar dinheiro para a gravação do álbum da banda. Mas em meio ao processo de organização, acabou inserindo outras bandas de rock formadas por mulheres e acabou nascendo o festival.

“A ideia do festival, quando surgiu, era dar um suporte para a Banda Icamiabas que queria gravar o seu álbum, mas aí ele acabou extrapolando barreiras. Agora a gente está conseguindo abranger mais mulheres e linguagens artísticas em mais lugares do país”, explicou Caroline Leal, que faz parte da produção do festival.

Os shows ficam por conta da Banda Icamiabas, Grupo Encanto do Tambor, Aurora Punk, Banda Amurians e Brenda Zeni. "No ano passado convidamos apenas as bandas de rock, mas esse ano abrimos espaço para outros gêneros, vai ter um grupo de carimbó de Belém formado apenas por mulheres", explica Hellen.

Mas além de música, o festival insere performances e palestras. As performances ficam por conta do Coletivo Mulheres de Ananindeua em Movimento e de Tarsila França. Já os bate-papos e palestras terão a presença de Lívia Noronha, Eliana Bogéa e do Coletivo Tudo Pelas Mulheres, que fecham a programação 100% feminina.

No bate-papo, será abordado um acontecimento real, que é o aumento da violência contra as mulheres nesse período de isolamento social. 

“Pretendemos atingir o maior número de pessoas possível, levando ao Brasil e ao mundo o brado dessas guerreiras pela diversidade cultural e pela história de nossas mulheres, atingindo positivamente a vida de todo aquele que precisa ouvir nossa voz”, disse Sheila Moutinho, integrante da Banda Icamiabas e idealizadora do festival.

O evento foi todo gravado previamente. As artistas de Belém gravaram no espaço cultural Na Figueredo e o restante das atrações enviou o material gravado. "Nós unimos tudo e montamos o vídeo, que está como se fosse um programa. Vamos liberar esse material neste sábado e ficará disponível para quem quiser ver em outro momento", explica Hellen.

O festival vem gerando intercâmbio com a produção feminina de fora da capital paraense e visa chamar atenção para este cenário.  O FEMMEFEST foi selecionado na Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, em edital do Governo do Pará, por meio da SECULT.

Agende-se: 

II FEMMEFEST

Data: 06 de março de 2021.

Horário: 19h.

Local: canal FEMMEFEST no YouTube.



Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagem).


Nenhum comentário