Como nascem os poetas?

**No Dia Nacional da Poesia, foram muitas as citações dos escritores e poetas e aqui está um artigo assinado pela poetisa e escritora capanemense, Lúcia Betânia (foto).


Reza a lenda que  os poetas são  seres que brotam da inspiração imanente, que lhes é peculiar por natureza , de forma  atávica,  congênita e  apoteótica . A luz que  lhes é  nata e exponencial cria os poetas e estes, por sua vez, se alimentam dessa luz manente, fluida, capaz de reverberar-se através de suas palavras carregadas de significados, sentimentos, emoções,  cingidas de suavidade, veemência  e regozijo. A obra gerada dessa ebulição de sensações  entre a inspiração e a produção literária  é  a poesia. Esta surge numa sincronicidade ente o poeta e as palavras, que, embora fugidias, às vezes, lacônicas, mas que consegue exprimir um exímio acalento para a alma. Sem anuência  nem procrastinação, a poesia brota da alma e alcança o coração dos leitores. 

Os poetas são seres iluminados por Deus e nascem a partir do ponto em que transbordam sua luz interior para iluminar  vidas com suas palavras. Ao se tornarem concretas fazem uma festa e nos animam com sua  dança de passos e ritmos contagiantes. O poeta é como um maestro e as palavras são os músicos com seus instrumentos. Todos em harmonia trabalham para expressar a musicalidade artística.

É preciso assentir que a poesia nos invada, faça  morada e voe novamente para pousar em outros olhares que possam estar sedentos da magia que é  a poesia nas nossas vidas. E ainda beber gota a gota toda a sinestesia inebriante que vem do fazer poético,  pois é  na fonte que matamos a sede que há em nós. 


Lúcia Betânia Bezerra Martins 

Capanema Pará Brasil






Edição: Alek Brandão
Foto: Divulgação

Nenhum comentário