Mulheres inspiradoras compartilham histórias em exposição fotográfica em Belém

 Mostra fotográfica apresenta mulheres reais e suas histórias de vida em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Divulgação

O mês de março já inicia com homenagens às estrelas do mês. A exposição fotográfica “Mulheres Empoderadas de Sucesso”, que mostra histórias inspiradoras de nove mulheres junto a seus retratos, foi aberta no dia 1º, e segue disponível para visitação até o dia 8 de março, no Parque Shopping Belém. A mostra é gratuita, e fica instalada no segundo andar do prédio. A visitação ocorre no horário de funcionamento do local, diariamente das 10h às 22h.

As personagens cujas histórias compõem a exposição são mulheres de diversos setores, da cultura às redes sociais, do direito ao trabalho agroextrativista. As narrativas foram selecionadas com o intuito de mostrar a forma como desenvolvem os seus vários papéis na sociedade. A mostra também propõe discussão sobre a importância de falar sobre a questão feminina no século 21, assim como os mais diversos assuntos relacionados, como questões de gênero e machismo.

Iracema Nascimento, moradora da comunidade de Piriquitaquara, na Ilha do Combu, é uma das personalidades que compartilha sua história com a exposição. Ela é coordenadora do projeto Ygara, um espaço de venda de produtos produzidos na localidade, que ajuda na movimentação da economia local. Ela destaca que o reconhecimento na exposição é uma conquista não só dela, mas de todas as mulheres que vivem e trabalham na região das ilhas de Belém.

“Me sinto muito feliz em fazer parte de uma ação como essa. Eu represento muitas mulheres que trabalham de forma manual, que são coletoras de açaí, seringueiras, castanheiras, e são de extrema importância para a venda desses produtos nas feiras da capital. Somos muitas e importantes no cenário da economia de Belém”, conta Iracema.

Quem também compõe a mostra é a advogada Gisele Costa, presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência e conselheira seccional suplente da OAB-PA. Para ela, essa é uma oportunidade de mostrar que as mulheres são multifacetadas e capazes de serem lideranças, nos mais diversos contextos.

“Sou mulher, mãe, advogada e ativista da causa das pessoas com deficiência e luto para que elas sejam reconhecidas pelas suas capacidades. A sociedade ainda vê a mulher como aquela que tem que dar conta de tudo. Por incrível que pareça, fazemos isso. Às vezes cansa, mas, no outro dia, estamos de pé”, afirma Gisele.

A gerente de marketing do shopping, Thays Leitão, destaca que a exposição é mais do que uma homenagem, mas uma ação de visibilidade de histórias de mulheres, que desenvolvem ações fundamentais na sociedade, e na maioria das vezes o público geral desconhece.

“Sempre buscamos realizar eventos que valorizem o que temos de melhor em Belém, e, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, resolvemos fazer essa exposição que, com certeza, vai servir de informação e conscientização para muitas pessoas”, finaliza.

Agende-se:
Exposição “Mulheres Empoderadas de Sucesso”
Data e hora: até 8 de março, de 10h às 22h
Local: Parque Shopping Belém (Av. Augusto Montenegro, 4300 - Parque Verde)
Entrada gratuita



Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagem).

Nenhum comentário