Biografia baseada em história oral sobre Gabriel García Márquez é lançada

 'Solidão e companhia' apresenta a vida do maior escritor da América Latina a partir de relatos de seus amigos e familiares

Divulgação

Lançada pelo selo Crítica, "Solidão e companhia" é uma biografia diferente de tudo que já foi publicado sobre o escritor mais importante da América Latina: Gabriel García Márquez. Na obra, a jornalista Silvana Paternostro compila relatos de pessoas que conheceram ou testemunharam a vida de Gabo antes dele se tornar um escritor célebre.

Amigos, familiares e personagens que aparecem em "Cem anos de solidão", descrevem o homem que se tornou um dos maiores escritores de todos os tempos.

O livro é dividido em duas partes: o antes e o depois de "Cem anos de solidão". Na primeira, os irmãos e amigos falam sobre a vida de García Márquez antes dele se tornar uma figura amada internacionalmente.

Até a data de seu nascimento tem história: em seu relato, o irmão do escritor, Luis Enrique García Márquez, conta que Gabo decidiu trocar a data do seu nascimento de 1927 para 1928, para coincidir com o ano do massacre dos trabalhadores da norte-americana United Fruit Company pelo Exército colombiano, atacados enquanto protestavam por melhores condições de trabalho. O episódio ficou conhecido como Massacre das Bananeiras e foi um marco na vida do escritor. Nascido em 6 de março de 1927, García Márquez teria 94 anos se estivesse vivo.

Silvana Paternostro nasceu em Barranquilla, cidade onde García Marquéz e seus amigos se encontravam e de onde saíram os personagens para Cem anos de Solidão. Desde criança ela ouvia histórias sobre o autor com quem chegou a estudar.

Formou-se em jornalismo nos Estados Unidos e escreve para diversos jornais e revistas de renome como The New York Times, The Washington Post, Vogue e Paris Review. Jornalista premiada, foi escolhida pela revista Time/rede CNN como uma das 50 líderes latino-americanas do milênio. Mora em Nova York.




Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagem).

Nenhum comentário