Complexo do Ver-o-Peso faz 394 anos com projetos de melhorias para o espaço em Belém

Por causa da pandemia, comemoração não teve bolo e nem tradicionais jogos com feirantes. Prefeitura divulgou projetos de cultura e mobilidade para o espaço.


Ver-o-Peso é referência cultural e gastronômica de Belém - Foto: Osvaldo Forte/ Agência Belém 




Neste sábado (27), o mercado do Ver-o-Peso, um dos principais pontos turísticos de Belém, completa 394 anos de fundação. Diferente dos anos anteriores, por causa da pandemia não houve o tradicional "parabéns" com bolo gigante e nem os jogos com feirantes.

A comemoração foi simbólica, na memória de cada um que faz parte da história de uma das maiores feiras ao ar livre da América Latina. A Prefeitura Municipal aproveitou a data para divulgar que prepara vários projetos de melhorias para o local, que é tombado como patrimônio histórico.


"O Ver-o-Peso é um lugar com a nossa cara, com nossos cheiros, nossos sabores, nossa gente. Um espaço edificado no passado, que tem a Pedra do Peixe, o Mercado de Ferro, o Solar da Beira, uma arquitetura que conta a nossa história de cara com baía do Guajará. Parabenizamos o Ver-o-Peso pelos seus 394 anos e muito mais pelo povo trabalhador que da feira tira seu sustento", disse o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.


    Veja quais os projetos para o Ver-o-Peso


    • *Cultura: a Prefeitura de Belém quer implantar um teatro popular no Solar da Beira, que funcionará como um espaço para oficinas de aprendizagem e apresentações populares.
      • *Mobilidade: outro projeto em estudo para o Ver-o-Peso, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), é a integração do complexo com a rede cicloviária de Belém, facilitando a mobilidade de feirantes e frequentadores.





    Edição: Alek Brandão
    Fonte: G1 PA (texto e imagem).


    Nenhum comentário