Arte Pará 2019 lança 'As Amazonas do Pará' no Museu da UFPA



Composta exclusivamente por mulheres amazônicas, a mostra "As Amazonas do Pará" foi lançada, na noite de ontem, 11, no Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA). A exposição, que tem como curadora Nina Matos, faz parte da 38ª edição do salão Arte Pará, que também ocupa o Museu do Estado do Pará (MEP) com a mostra "Deslendário Amazônico", sob curadoria de Orlando Maneschy. A noite contou ainda com a apresentação do Coral do Saxofone da UFPA. As mostras seguem em exposição até o dia 31 de dezembro com entrada franca.

Pelos corredores, os trabalhos se mesclam com as questões pertinentes à Amazônia e ao feminino, em um compilado de obras de mulheres que são protagonizadas pelo próprio gênero. Nina Matos explica que a exposição é "importante por evidenciar a produção das artistas paraenses" e por trazer, ainda, um destaque para "as questões do feminino, do agora e da Amazônia".
Ela conta que a exposição soma 68 obras de 26 artistas e que a ideia da mostra é contrapor, ainda, diferentes gerações artísticas que sejam representativas para a arte feita no Pará. "Busquei trazer artistas de diferentes gerações pra essa mostra. Então, por exemplo, temos a Dona Oliveira que tem mais de 40 anos de carreira e a Nayara Jinkss, que começou a mostrar um trabalho expressivo a partir de 2016, mais ou menos. Então ela não é uma artista tão recente, mas vem de uma nova geração, diferente da Dina", explica. 

Jussara Derenji, diretora do Museu da UFPA, ressalta que o espaço recebe pela primeira vez o uso da realidade aumentada - a partir do uso do QR Code e um smartphone - nas obras "Maré" e sem título, ambas de 2019, de Roberta Carvalho. Derenji destaca ainda a importância de um projeto que valoriza o artista local. "Essas exposições que privilegiam os artistas locais são muito importantes para a revitalização da circulação de ideias e para renovar o nosso repertório", pontua.
A noite contou ainda com a presença da Presidente da Fundação Romulo Maiorana, Roberta Maiorana e de representantes das duas empresas patrocinadoras: Irene Noronha, diretora acadêmica da Faculdade Fibra e de Ana Freitas, diretora de comunicação da Vale. A programação conta também com o apoio da Sol Tecnologia, O Liberal na Escola e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel).
Agende-se
Arte Pará 2019
Exposição: 10/10 a 31/12
Locais: “Deslendário Amazônico” - Museu do Estado do Pará (MEP) - Praça Dom Pedro II, s/n - Cidade Velha
“As Amazonas do Pará”  - Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) – Avenida José Malcher, 1192 - Nazaré
Realização: Fundação Romulo Maiorana
Patrocínio: Vale e Faculdade Fibra.
Colaboração: Sol Tecnologia, O Liberal na Escola e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel).

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário