Barcarena é palco de homenagens para o Mestre das Guitarradas


O artista não morre, mas se perpetua na memória coletiva através dos sentimentos que desperta com a arte que deixou. E com o Mestre Vieira não será diferente. Considerado o pai da guitarrada, Joaquim de Lima Vieira completaria 85 anos de idade nesta terça-feira, 29. A casa do artista, no município de Barcarena, será transformada em museu.
A família preserva o quarto do mestre com vários objetos pessoais, incluindo as guitarras dele, que poderá ser visitado pelo público. A ideia faz parte do projeto “Memória Viva Mestre Vieira”, que será apresentado nesta data em meio à farta programação na cidade, que contará com composições de Vieira tocadas por músicos ligados a ele. O mestre faleceu em 2 de fevereiro do ano passado.
"Mestre Vieira é um ícone da nossa cultura. O ritmo que ele criou se tornou patrimônio cultural imaterial do estado e, agora, deve ser também oficializada a data de 29 de outubro como Dia Municipal da Guitarrada (em Barcarena), o que é muito importante para que seu legado na cidade em que ele viveu, não fique esquecido", comemora a jornalista e produtora dos projetos do Mestre Vieira, Luciana Medeiros.
"Quando o mestre faleceu, reunimos com a família e alguns amigos em Barcarena. Uma das ideias que surgiu é a transformação da residência em que ele viveu na Casa Mestre Vieira, uma casa memorial, onde estão guardadas as cinco guitarras, um bandolim e um cavaquinho que eram dele, camisas de shows e outros pertences. Será um lugar destinado à visitação, mas também para pesquisa sobre a obra e história dele, além de ser um espaço para o ensino da guitarrada", detalha.
Durante a programação desta terça-feira, será apresentada à população local uma maquete da casa memorial e o projeto completo com todos os trâmites burocráticos, como a desapropriação da casa da família, os caminhos para buscar recursos e apoio. Os organizadores apostam que o projeto de memória incremente o turismo cultural de Barcarena.
Em paralelo, está sendo realizado o Inventário Mestre Vieira, com o apoio do edital do Rumos Itaú Cultural, que prevê para 2020 o lançamento de um songbook com a discografia completa do artista, acompanhada da biografia completa e de 30 partituras e textos sobre a obra musical dele. Além do livro de música, o projeto também vai atualizar o site www.mestrevieira.com.br, feito em 2012, que passará a disponibilizar a pesquisa discográfica e biográfica mais completa com vídeos, áudios e fotografias ainda inéditos. "Estive em Fortaleza (onde Mestre Vieira morou) este ano, e lá coletei entrevistas para compreender o fenômeno que foi o Vieira e Seu Conjunto no Nordeste, nos anos 1980, enquanto aqui (Pará) era muito pouco valorizado".
Como parte do trabalho de produzir, salvaguardar e difundir a obra do Mestre Vieira, foi produzido o DVD Mestre Vieira 50 anos de Guitarrada, gravado em 2012 no Theatro da Paz e lançado em 2013. Inclusive, por ocasião do aniversário de 85 anos, acaba de ser lançado o vídeo do making off da gravação desse show (confira o vídeo no portal Oliberal.com). Também foi produzida a série de animação infantil "Os Dinâmicos", inspirada nas músicas do Mestre Vieira e Seu Conjunto que foram gravadas entre os anos 70 e 90, e dos CDs que vieram depois. Ainda, está sendo finalizado um documentário sobre o mestre, que será lançado junto com o inventário até abril de 2020.
Programação terá exibição de série de animação e shows musicais
O aniversário de Mestre Vieira não passará em branco em Barcarena. O Sarau Cultural inicia às 17 horas, com a exibição dos 13 episódios da série de animação "Os Dinâmicos", seguida da apresentação das bandas locais “Os Dinâmicos- Raízes da Guitarrada”, formada por músicos que gravaram os LPs de Vieira e Seu Conjunto, e “Filhos do Mestre”, formada pelos filhos do guitarrista, Waldecir (baterista), Wilson (tecladista) e Waldir (percussionista); além da participação de músicos do Clube da Guitarrada, que irão de Belém, tendo à frente o músico Bruno Rabelo, do blog “Lambada das Quebradas”. A programação contará também com o sorteio do DVD Mestre Vieira 50 Anos de Guitarrada.
Ícone da cultura paraense, Mestre Vieira foi um músico autodidata que chegou a ser reconhecido como exímio guitarrista brasileiro. Ele ganhou a primeira guitarra desmontada e a colocou para funcionar usando cordas de violão e um amplificador caseiro criado por ele mesmo. Foi descoberto por um produtor musical da gravadora Continental e lançou o primeiro LP, "Lambada das Quebradas Vol. 1", em 1978.
Mestre Vieira lançou o total de 13 discos em formato LP, cinco em CD e um DVD, com destaque ao segundo LP da carreira, "Lambada das Quebradas Vol. 2", que foi sucesso de vendas nos anos 80, principalmente no Nordeste do país, e que foi relançado na Inglaterra com uma capa diferente da original que mostra os músicos em cima de um barco no rio passando em frente à Barcarena.
Ele também foi autor de músicas inclusas nos dois álbuns dos "Mestres da Guitarrada" - movimento em que participou ao lado de Aldo Sena e Mestre Curica, sob a produção de Pio Lobato - e o compacto duplo da cantora Mirian Cunha, que ele produziu e lançou como Rainha da Lambada nos anos 80. Nos anos 90, período em que a lambada ganhou projeção mundial com o Grupo Kaoma e Beto Barbosa, Mestre Vieira não teve destaque na mídia, apesar de ter sido percussor desse movimento. A situação mudou no início dos anos 2000, quando voltou a ter espaço nos palcos e estúdios paraenses, com destaque ao CD solo “Guitarrada Magnética” (2009), o DVD de 2012 e o último CD, “Guitarreiro do Mundo” (2015), lançado com shows em Belém, Rio de Janeiro e Brasília.
A guitarrada do Mestre Vieira contagia músicos paraenses e, hoje, mais do que nunca, se projeta na música brasileira. A importância desse artista para a cena da música foi lembrada e reverenciada no Rock in Rio, este ano, pelo guitarrista Lucas Estrela, guitarrista da nova geração influenciada pela guitarrada. O fã-clube de Mestre Vieira em Barcarena, representado pela Professora Betinha, reivindicou junto a Câmara Municipal que a data 29 de outubro seja instituído o Dia Municipal da Guitarrada, ritmo já decretado Patrimônio Cultural e Artístico de Natureza Imaterial do Estado do Pará pela Lei de n° 7.499, de 10 de março de 2011. O requerimento foi aprovado pela Casa de Leis, que aguarda a assinatura do decreto de lei do prefeito.
Agende-se:
Sarau Cultural em homenagem ao Mestre Vieira
Data: terça-feira, 29, às 17h
Local: Barcarena (Tv  Santo Antônio, 1282)
Informações (91) 8134-7719

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário