Circular promove oficinas de arte


O Circular Campina Cidade Velha está com inscrições abertas no site www.projetocircular.com.br, até dia 28 de outubro, para duas oficinas, gratuitamente. Uma delas se chama "Velha Memória, Velha Saudade”, ministrada pelo artista 3 D, Paulo Emílio Campos de Melo, do espaço Na Garupa.
A oficina propõe a prática da técnica de “papietagem” (construção de objetos e pequenas esculturas com jornais e cola) tendo como foco temático personagens e elementos simbólicos do Centro Histórico de Belém. A oficina será realizada no Fórum Landi (Rua Siqueira Mendes, 60. Cidade Velha), nos dias 1º, 2, 3 e 8, 9 e 10 de novembro, sendo nas sextas, de 16h às 18 h e aos sábados e domingos, de 9h às 12h. São apenas 20 vagas.
A segunda oficina é “Ver a Memória”, com a atriz e pesquisadora em artes cênicas, Vandilea Foro, da Olaria Mundiar. A proposta desta ação é agir sobre um hábito que se perdeu na cidade: a conversa na porta de casa e em vizinhança. Entendendo a escuta do outro como fundamental para manter-se um certo grau de sanidade nas cidades, a oficina abrirá espaço para as memórias dos habitantes da Cidade Velha, a fim de levá-las de volta a este espaço de convivências e trocas com o outro.
A ideia é promover um momento de contar e escutar as vozes dos participantes numa ciranda em que as narrativas de suas lembranças sejam ato poético de uma criação coletiva das memórias dos habitantes do bairro. Esta oficina será realizada nos dias 4, 6, 8 e 11 de novembro, das 15h às 18h, na Olaria Mundiar (Endereço: Trav. Gurupá, 178, entre Dr Malcher e Dr Assis). O público-alvo são moradores ou trabalhadores do Centro Histórico, a partir de 19 anos. São apenas 16 vagas.
As oficinas integram o Ciclo de Ações Educativas do Projeto Circular, com patrocínio do Banco da Amazônia, Alubar e Fundo Casa, por meio da Lei Rouanet, e parceria com o Sesc Pará. Em 2019 já foram realizadas quatro oficinas, "O Bordado e a Cidade", com Nana Falcão, "Crochê Criativo", com Roberta Mártires, "Vivencias Teatrais", com Leonel Ferreira e "Luzes do Afeto", com a Associação Fotoativa, além da realização de duas ações do História, café e bolo, com o historiador Michel Pinho. 
Este ano, o Projeto Circular ainda vai realizar, o 2º Fórum Circular - Patrimônio, Cidadania e Sustentabilidade, de 21 a 23 de novembro, no Museu de Arte Sacra, a 29ª edição do Circular Campina Cidade Velha, no dia 1º de dezembro, e ainda o lançamento do último número da Revista Digital em 2019, um mapa afetivo da Cidade Velha e um novo documentário, encerrando o ano.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário