Se Rasgum promove formação gratuita para produtores culturais



Um grande evento de profissionalização com referências de todo o Brasil. Este será o Music On The Table (MOTT) que acontecerá a partir de hoje, dia 28, e segue até o dia 2 de novembro na Estação Gasômetro e na loja Ná Figueredo. O evento, com entrada franca, integra a programação do 14º Festival Se Rasgum, com workshops, palestras e mesas redondas voltadas para a formação do mercado criativo de Belém.
A programação do MOTT ainda conta com festas, shows e exibições de filmes. Os shows de música do Se Rasgum começam a partir do dia 31 de outubro, no Pier das Onze Janelas, e de 1 e 3 de novembro, no Espaço Náutico Marine Club, em Belém.
"O Music on The Table é uma semana de formação muito importante para quem trabalha com música, tanto artista quanto produtores. Trazemos muitos profissionais importantes, com suas experiências e expertises que somam muito. Nós, esse ano ampliamos mais para o quadrinho, como a oficina do Allan Sieber, e queremos ampliar um pouco mais para outras artes, mas sempre focando na música. Nós queremos ampliar mais o MOTT para que seja separado do Se Rasgum e maior, com showcases", explica o diretor do Se Rasgum, Marcelo Damaso.
Na discussão estão temas atuais para quem trabalha com música – principalmente para os artistas – como por exemplo, encontrar a forma de destacar o seu trabalho no meio digital em meio a avalanche de ofertas. A mesa redonda “Curadoria na era dos algoritmos” debaterá como as curadorias dos festivais funcionam sob a nova lógica das playlists, no qual a facilidade do streaming e a inteligência artificial facilitam o consumo e a descoberta de músicas ao oferecer seleções musicais das mais variadas a um clique de distância.
O evento, que será realizado no dia 31 de outubro na Estação Gasômetro, conta com a presença de alguns dos principais nomes da produção musical do país, como o jornalista e crítico musical de grandes veículos Marcus Preto; Pedro Seiler do Festival Queremos!; Paola Wescher do Popload Festival; e o produtor cultural Pena Schmidt, responsável por grandes bandas brasileiras.
Outra discussão levantada pelo MOTT é a mesa “Chega de conversa: mulheres à frente”, no dia 31 de outubro na Estação Gasômetro, para discutir como melhorar a representatividade das mulheres na cadeia produtiva da música através de exemplos de projetos bem sucedidos ao redor do país. Na discussão estarão a coordenadora do Programa de Patrocínios Culturais Incentivados do Oi Futuro, Luciana Richard; a diretora de artes do British Council no Brasil, Cristina Becker; a sócia fundadora do WME - Women’s Music Event, Cláudia Assef; e a idealizadora do Slam Dandaras do Norte, MC Anna Suav.
O rádio estará entre os assuntos debatidos no MOTT. A mesa “Podcast: só se fala nisso” reunirá realizadores locais e nacionais para falar sobre as potencialidades do formato do novo modelo de negócio para divulgação do trabalho de produtores e artistas. Dentre os convidados estão o pesquisador musical, produtor cultural e DJ, Jorge LZ; a produtora da Balaclava Records, e co-apresentadora do podcast “Vamos Falar Sobre Música?”, Helo Cleaver ; e os integrantes do Coletivo Parquet, voltado para a produção de conteúdos para internet relacionados ao universo da cultura, formado pelos radialistas paraenses Ana Clara, Leo Bitar, Lucas Padilha, Raul Bentes e Sammliz. A atividade será realizada no dia 30 de outubro, às 17h30, na Estação Gasômetro.
Documentário 'Imaterial' terá pré-estreia no MOTT
O documentário “Imaterial” (2019, 85 min), do diretor paraense Shinji Shiozaki, apresenta o skate e a ocupação da cidade como objeto de inspiração para artistas, discutindo a posição do esporte como objeto artístico. O filme terá a pré-estreia no MOTT para criar a reflexão sobre o espaço público, o uso e a ocupação da cidade por meio do trabalho de artistas e atletas brasileiros que movimentam a cena do skate de rua. A sessão será seguida com bate papo com o diretor no dia 28 de outubro, às 19 horas, na Estação Gasômetro.
O Music On The Table ainda conta com o lançamento do livro “Ondas Tropicais - A invasão da Lambada e do Beiradão na Amazônia moderna”, com o autor Fernando Rosa. Na obra, o jornalista, produtor e pesquisador musical conta a origem da lambada paraense nos anos 1970, destacando o papel das rádios ondas curtas, a influência caribenha e latina e a importância da indústria fonográfica regional na criação do gênero. Após o bate-papo marcado para o dia 29 de outubro, às 18h30, na Estação Gasômetro, haverá um set especial baseado na pesquisa do seu livro recheado de lambada, guitarrada e carimbó.
Este ano será realizada mais uma edição da Rodada de Negócios. A proposta é unir artistas, produtores e empresários para trocar informações e, possivelmente, firmar parcerias comerciais. No total participarão do bate papo dez produtores e curadores dos mais importantes festivais do Brasil. Quem tem um projeto de música pode levá-lo pessoalmente para quem produz os principais festivais do país, na rodada de negócios e speed meetings do 'Music On The Table' com um tempo reservado de conversa com profissionais reconhecidos no mercado. Os interessados poderão entregar o material e aproveitar a oportunidade de networking. Para isso precisam se inscrever no site do MOTT, já que as vagas são limitadas. A programação completa pode ser acessada através do site: www.festival.serasgum.com.br.
Agende-se
Music On The Table
Data: 28 de outubro e 2 de novembro
Local: Teatro Estação Gasômetro, Avenida Magalhães Barata, nº 830, e na loja Ná Figueredo avenida Gentil Bitencourt, nº 449.
Entrada franca

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário