Poesia: associação de harmoniosas palavras na arte de escrever



Eu escrevo e tu escreves; ele escreve e nós escrevemos; vós escreveis e eles escrevem. O mundo oferece oportunidades e os poetas são oportunistas de verdade, por trilharem vários caminhos em busca de destacar as suas poesias. Nada melhor do que expor sentimentos seja de qualquer forma, pois os poetas criam as suas produções e as vezes não se encorajam de mostra-las a alguém, todavia, há aqueles que se arvoram e distribuem os seus versos por todos os cantos possíveis. Os moradores da cidade de Capanema-Pará, são conhecedores da existência de um grupo formado por poetas contemporâneos, agregados aos incentivos da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, entidade que tem os seus literatos, todos com produções individuais, mas que também exploram o coletivo.

No Dia do Poeta, festejado em 20 de outubro, a praça Magalhães Barata foi o palco escolhido pelos artistas das letras para a realização de um varal, que acolheu inúmeros títulos de poesias e fragmentos poéticos. Tudo estava no capricho e o grande número de pessoas que prestigiaram o evento, significa que a ascensão da literatura capanemense tende a aumentar consideravelmente, sendo que até aqueles que não costumam mostrar as suas produções, resolveram tira-las do fundo das gavetas, motivados pelo encanto da poesia.


Considerando que a praça pública é local propício para esse tipo de apresentação, a ACLA coordenou o varal que certamente serviu de espelho para todos que gostam de prestigiar eventos do gênero, assim como os curiosos que olharam fixamente para o varal estendido em local estratégico, também para os fragmentos expostos em uma gaiola, fator que chamou a atenção, por causa dos materiais que continham o recipiente. Outros pontos despertaram as curiosidades dos visitantes, tais como: Um pote e uma panela de barro, espalhando poesia por todos os lados da praça, mostrando que os poetas são representantes da literatura e não medem esforços para se juntarem e mostrarem os seu talentos.


Outros eventos virão e seguramente vão haver curiosidades, pois a poesia sempre reserva momentos importantes e a ACLA é uma instituição voltada para incrementar e implementar ações que valorizem as artes de um modo geral. (PV)











































































Edição: Maikon Douglas
Texto: Paulo Vasconcellos
Fotos: Divulgação

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito grato por ver lindas fotos dos meus amigos poetas e conterrâneos meus parabéns a todos pelo o lindo dia do poeta.

    ResponderExcluir