Sabores franceses invadem Belém com a 'Festa da Gastronomia'


Com requinte e sofisticação, a França tornou seus produtos culinários internacionalmente conhecidos - tanto que em 2010 a gastronomia francesa passou a ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco.
E para trazer a Belém os sabores das regiões francesas e de outros locais ao redor do mundo que têm forte influência do país, a Aliança Francesa realiza a partir desta segunda, 21, a sua já tradicional Festa da Gastronomia, com uma extensa programação até o dia 26, com a presença do chef Francês Eric Maquigny. O evento tem apoio da Direção de Assuntos Culturais (DAC-Guyane) - Ministério da Cultura da França.
Serão realizados ateliês gastronômicos e culturais, um jantar gourmet e uma grande festa que ocorrerá no sábado, 26, de 10h às 15h, na sede da instituição. A diretora Justine Delefortrie destaca que anualmente esta é a oportunidade do público belenense degustar o que há de melhor dos produtos franceses, já que as salas de aula se transformarão nas regiões Île de France, Auvergne-Rhône-Alpes, Provence-Alpes-Cote d'Azur, Occitanie e Polinésia Francesa (território ultramarino da França em pleno oceano Pacífico, na Oceania).
“Teremos além dos produtos típicos franceses e de lugares francófonos, uma dinâmica que permite ao visitante fazer uma ‘viagem’, com o seu próprio passaporte, onde estará contido um jogo sobre as informações recebidas durante as visitas. A cada ano tentamos inovar e trazer experiências diferentes, a partir da nossa rica gastronomia”, diz a francesa, acrescentando sobre a Feira Gourmet, com os expositores Le Bistrot, Grand Cru, Armazém 25, Délices de France, Amma Bolos e Associação de Estudantes Estrangeiros da UFPA.
Para este ano, a grande novidade é a inclusão de países francófonos da África (Tunísia, Marrocos e Madagascar), do Oriente Médio (Líbano) e um Tour du Monde com as turmas infantis e adolescentes.  “A escolha desses países é fruto de um projeto pedagógico e cultural, implementado pelos professores e que propõe apresentar diversos tópicos desses lugares, como as festas típicas, pontos turísticos, aspectos geográficos, e, sobretudo, a gastronomia”, explica Manoel Garcia, coordenador pedagógico da Aliança Francesa de Belém.
Ele observa ainda a perspectiva da francofonia e diz que o grande objetivo da Festa da Gastronomia é enfatizar, além da já bastante conhecida cozinha da França, a cultura gastronômica de outros países que também falam francês como os países incluídos este ano na programação do Grande Circuito das Regiões.

Programação
Para começar, nesta segunda, das 14h às 18h, o chef Eric Maquigny vai ministrar um atelier gratuito no laboratório de demonstração gastronômica da Unama, para ensinar como fazer ovos com o procedimento de duas cocções, com diferentes métodos de preparo e cozimento perfeito. Em francês, chamado “oeuf en deux cuissons”, esta técnica é a base para fazer grandes clássicos como oeuf mollet, coque ou poché.
Na terça, a partir de 19h, o público poderá aprender mais sobre a arte de harmonizar diferentes tipos de vinhos com os pratos mais adequados para um perfeito desfrute gastronômico. A atividade, que será conduzida  a partir do diálogo entre a sommelière Ana Luna Lopes (Belém/Brasil) e o chef Eric Maquigny, vai possibilitar conhecer quatro diferentes vinhos e entradas exclusivas criados pelo chef, especiais para a Fête de la Gastronomie 2019.
Atividade gratuita, na quarta-feira, 23, às 18h30, na Aliança Francesa, o atelier cultural terá o tema “Gastronomie française: des goûts qui créent des liens”, com a professora Monique Freitas e Eric Maquigny, que vão apresentar um resumo da gastronomia francesa, inscrita como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco.
Para sentir a experiência de ser aluno de gastronomia por um dia, o chef Maquigny vai conduzir o atelier gastronômico na quinta-feira (24), a partir de 19h, também na AF Belém, para realizar uma receita tipicamente francesa, adaptada: “Blanquette de torche à l'ancienne riz pilaf”.
Na versão paraense, ele usará o filhote, peixe típico dos rios da Amazônia, com o molho chamado “blanquette”, feito com farinha de trigo e que tem esse nome por conta da cor branca, em francês “blanche”, com acompanhamento de arroz pilaf - uma técnica do Oriente Médio. Ao final, o participante poderá sair com o prato, que servirá duas pessoas.
Para uma noite gourmet, a Fête de la Gastronomie terá um super jantar na sexta-feira (26), a partir das 20h30, assinado pelo chef Eric Maquigny com seleção de vinhos para harmonização, no Grand Cru. O menu completo terá amuse-bouche, entrada, prato principal, sobremesa e vinhos. Será uma noite de confraternização e para degustar o melhor da cozinha paraense e francesa em uma oportunidade única e exclusiva.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário