Espetáculo lítero-musical celebra centenário de Ruy Barata


Se estivesse vivo, o poeta, professor, advogado, político e compositor paraense Ruy Paranatinga Barata faria cem anos em 2020. Um dos versos mais famosos da música paraense com certeza é "esse rio é minha rua", que dá nome à canção homônima de autoria de Paulo André Barata e o pai Ruy Barata.
Para abrir as comemorações do centenário, o Teatro do Sesi realiza o espetáculo literomusical “Esse Ruy é minha rua”. A homenagem começa nesta sexta-feira, 25, a partir das 19h. O show vai reunir literatura e música.  
Até os dias de hoje, as letras de Ruy são grande referência como representação dos povos amazônicos com suas gírias, jeitos de falar e significados. O próprio compositor dizia que estava “escrevendo para o próximo século, quando todos os olhos do mundo estarão voltados para a Amazônia”. A profecia de Ruy Barata se tornou verdadeira. Hoje, os olhos do mundo se voltam para a floresta amazônica.
O espetáculo é resultado do trabalho do cantor Olivar Barreto, que interpreta a obra de Ruy Barata com a participação de músicos renomados do cenário artístico paraense, como Kim Freitas, que assina a direção musical, Thiago Belém, Herivelton Santos e Príamo Brandão.
O repertório inclui as faixas do CD homônimo lançado por Olivar em 2011, assim como outras preciosidades do grande escritor amazônico. O espetáculo recebe a participação literária feita pela atriz e bailarina Tainá Corôa baseada no livro “Antilogia”, lançada pela Secretaria de Estado de Cultura, em 2000, onde a poesia de Ruy Barata ressurge com força a contar e encantar sua história em interface à cultura amazônica.
“O objetivo nosso é evidenciar a poesia, acima de tudo. A gente encontrou uma maneira de fazer um show que tenta conduzir a plateia para essa poesia do Ruy, que fale das canções de amor, passando pelas canções que já tem um teor mais amazônico e chegando nas composições que foram feitas sobre o signo do caribe, da música caribenha. Isso tudo pra evidenciar a poesia do Ruy”, explica o intérprete Olivar Barreto.
A apresentação literária/musical integra o projeto Sesi Cultura, que tem objetivo de fortalecer a arte paraense com o reforço das obras que precisam ser sempre reveladas e lembradas. “Para o Sesi é uma honra celebrar o centenário de Ruy Barata. Não poderíamos deixar a data passar sem fazer essa festa, essa homenagem, para esse ícone do nosso estado. Ruy Barata, com a sua poesia, nos deixou esse legado inspirador da nossa cultura. A poesia cabocla, genuinamente amazônica continua, até hoje, inspirando a arte do cinema, do teatro e a música”, comenta Ana Claudia Moraes, coordenadora do Teatro do Sesi. “Celebrar esse centenário é celebrar uma parte da nossa história”, completa.
Agende-se
Espetáculo ‘Esse Ruy é minha rua’
Local: Teatro do Sesi, avenida Almirante Barroso, 2540, Marco.
Data: 25 de outubro de 2019 – 19h
Bilheteria: No Teatro do Sesi (Seg a sex de 9h às 18h | Sáb de 9h às 13h) e pelo site www.sesipa.org.br
Agendamento gratuito para grupos estudantes de música e da rede pública de ensino
Informações: 3366-0971/0972 (bilheteria)

Fonte: O Liberal/Cultural (Texto e Foto)

Nenhum comentário