Exposição 'Beneditas' apresenta o protagonismo feminino na Marujada


Os diferentes focos do protagonismo feminino na festa da Marujada, de Bragança, estarão presentes na exposição fotográfica “Beneditas” que está aberta na Galeria  Theodoro Braga até o dia 1º de novembro.
No total serão 25 fotografias produzidas por Karina Martins durante os últimos quatro anos da festa em louvor à São Benedito. Os visitantes podem conferir a exposição gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. O projeto foi premiado pelo edital Branco de Melo da Fundação Cultural do Pará.
Desde 2012, a fotógrafa Farina Martins se dedica a fotografar manifestações de cultura popular e práticas de religiosidade católicas e afro-brasileiras. Ela acompanha a Marujada desde 2014 e se interessou desde o início pela liderança das mulheres na festividade.
Exposição 'Beneditas' está aberta a visitação até o mês de novembro, na Galeria Theodoro BragaExposição 'Beneditas' está aberta a visitação até o mês de novembro, na Galeria Theodoro Braga (Karina Martins/ Divulgação)
“O trabalho não foca na festividade da Marujada, mas aborda a participação das marujas. A coordenação da festa é feita por mulheres, é uma festa matriarcal, e tem a autoridade máxima de uma mulher, que é chamada de ‘capitoa’, assim como a segunda autoridade é uma mulher. Os homens só tem a função de acompanhantes, de carregadores do andor do santos e de tocadores. A maior autoridade é de uma mulher de mais de 60 anos, que tem o cargo de capitoa. Ela só deixará o cargo quando morrer”, explica.
A capitoa na Marujada é respeitada por todos os outros membros e zela pela tradição da festividade. A liderança nas danças, nas apresentações, nas procissões, nos ensinamentos é conduzida pela “capitoa”, a quem marujas e marujos devem obediência, respeito e lealdade. A Marujada é uma das poucas expressões populares em que somente as mulheres exercem a liderança. A segunda liderança na hierarquia também é feminina e denominada “sub capitoa”.
A fotógrafa Karina Martins apresenta sua primeira exposição individual com 'Beneditas'A fotógrafa Karina Martins apresenta sua primeira exposição individual com 'Beneditas' (Divulgação)
Karina já participou de exposições coletivas em vários estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. A fotógrafa tem duas premiações anteriores. A primeira aconteceu 2015 no Prêmio do Salão de Artes da Marinha, pelo projeto ‘Travessia’, e a segunda pelo edital Expressões Artísticas da Fundação Cultural do Pará (FCP), em 2017, pelo projeto ‘Santo’, que falava sobre as comitivas de esmolação da Marujada que viajam os interiores de Bragança levando a imagem de São Benedito para quem não pode participar da festividade e recolhendo doações.
A artista escolheu este período do Círio de Nazaré para a exposição por ser também um mês em que a sociedade homenageia uma mulher – Nossa Senhora de Nazaré. “Acho que esse é um mês muito importante na cidade, vem muito turista. A homenagem de outubro é para uma mulher”, compara. Toda a equipe que trabalha na exposição foi selecionada entre mulheres. A exposição é composta apenas por retratos de mulheres demonstrando com focos em detalhes as sutilezas das marujas na vestimenta, no gestual, na dança, e até nas costas.
Agende-se:
Exposição “Beneditas”
Local: Galeria Theodoro Braga, localizada no térreo do Centur, na Av. Gentil Bitencourt, 650 - Batista Campos.
Período: até o dia 1º de novembro, segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Entrada franca

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário