Arte Pará abre nesta quinta-feira com trabalhos de artistas da Amazônia



As malhas afetivas, que se expressam por meio das artes plásticas e visuais no estado, são o ponto de partida da proposta do salão de arte contemporânea Arte Pará, em 2019. A mostra será aberta na noite desta quinta-feira, 10, chegando a sua 38ª edição como o evento de arte mais antigo idealizado por uma empresa privada, ainda em realização.
Desta vez, o salão se apresenta composto totalmente de trabalhos desenvolvidos por artistas paraenses. São 91 no total, com obras divididas em duas exposições com eixos curatoriais distintos, que ocupam o Museu do Estado do Pará (MEP) e Museu da Universidade Federal do Pará (Mufpa).
Obras do artista plástico Éder Oliveira também integram a exposição do Arte Pará 2019Obras do artista plástico Éder Oliveira também integram a exposição do Arte Pará 2019 (Roberta Maiorana)
O evento de abertura ocorre na noite desta quinta-feira, no MEP, sede da exposição que homenageia os 80 anos do escritor, poeta e professor universitário João de Jesus Paes Loureiro. No local, trabalhos de 65 artistas compõem a mostra “Deslendário Amazônico”, que reúne 131 obras. Entre os nomes estão: Armando Sobral, Éder Oliveira, Elieni Tenório, Flavya Mutran e Guy Veloso.
Orlando Maneschy, curador da mostra do MEP, explica que a exposição é fruto de muitas vozes. “São diálogos com outros artistas e pesquisadores, que vêm sendo articulados na curadoria adjunta com a Keyla Sobral. Essa exposição faz uma curva histórica que vem das discussões da visualidade amazônica, e atravessam o pensamento complexo do professor Paes Loureiro, acerca das nossas matrizes artísticas e culturais. É uma celebração da vida e da arte em tempos difíceis de violência. A arte cumpre aqui seu papel de revelar, em meio as dificuldades do mundo, um lugar de liberdade e potência”, descreve ele.
Telas de Emerson Munduruku em exposição no Arte Pará 2019Telas de Emerson Munduruku em exposição no Arte Pará 2019 (Roberta Maiorana)
Além do MEP, o Arte Pará se estende ao Museu da UFPA, onde está a exposição “As Amazonas do Pará”. Sob curadoria de Nina Matos, a mostra do local é composta por 68 trabalhos de 26 artistas mulheres. Entre elas estão nomes como Antonieta Santos Feio e Julieta de França, ambas em memória, e artistas que tem se destacado no cenário artístico.
Em 2019, Paulo Herkenhoff, curador das últimas edições do salão, foi o responsável pela proposta curatorial e consultoria. Ele explica que a cada ano o Arte Pará atualiza seu método de curadoria. “Este ano, o foco é duplo: uma homenagem ao professor João Jesus Paes Loureiro, poeta e teórico da Visualidade Amazônica. É um pensador seminal para entendermos este segmento do Brasil profundo que é a Amazônia. A segunda exposição, montada no Museu de Arte da UFPA, discute o desempenho decisivo das mulheres na formulação da arte moderna e contemporânea do Estado. São ‘As Amazonas do Pará’”, explica.
Agende-se:
Arte Pará 2019
Exposição: 10/10 a 31/12
Locais: “Deslendário Amazônico” - Museu do Estado do Pará (MEP) - Praça Dom Pedro II, s/n - Cidade Velha
“As Amazonas do Pará”  - Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) – Avenida José Malcher, 1192 - Nazaré
Realização: Fundação Romulo Maiorana
Patrocínio: Vale e Faculdade Fibra.
Colaboração: Sol Informática, O Liberal na Escola e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel).
https://www.artepara2019.org
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário