Pedreiro marajoara tem talento revelado em exposição na capital paraense



Morador da zona rural do município de Ponta de Pedras, Ilha do Marajó, é com “André Art” que Carlos André Fagundes dos Santos assina seus quadros. De origem humilde, o artista vive de bicos na construção civil para sustentar uma família grande, e expõe seus trabalhos por alguns pontos da cidade. Desta vez, amigos de André apostaram no seu talento e trouxeram diversas obras para uma exposição em Belém, e atualmente as telas ocupam um espaço na Livraria Fox (Tv. Dr. Moraes, 584 - Nazaré), onde também podem ser adquiridas.
Foi o poeta Marcos Samuel, conterrâneo de André, quem mostrou o trabalho do artista plástico para uma amiga, a escritora Miriam Daher. Juntos, os dois investiram e incentivaram o trabalho do artista. Eles forneceram telas, tintas profissionais e cavalete, que substituíram tinta guache e outros materiais artesanais utilizados por André até então. O resultado foram quase 30 obras, que atualmente formam a exposição em Belém.
André Art em autorretrato que está na exposiçãoAndré Art em autorretrato que está na exposição (Divulgação)
“Conheço o André a um tempo, desde garoto, em Ponta de Pedras, sempre fiquei admirado com as obras dele. Ele mesmo fazia cavaletes e colocava as obras em exposição no trapiche e praça da cidade. Ano passado mostrei o trabalho dele para uma amiga, a Miriam. Ela comprou algumas telas e então surgiu a ideia de fazer a exposição em Belém”, relembra Marcos.
O objetivo da exposição, além da divulgação, é viabilizar a comercialização das obras, uma vez que André vive com poucos recursos financeiros, e faz bicos diários para sustentar a família – formada pela esposa e quatro filhos. Ele não terminou o ensino fundamental, e nas  artes plásticas é um autodidata. Apaixonado por traços e pintura, busca informações em livros de arte e na internet.
André Art, nome artístico de Carlos André Fagundes, nunca fez curso na áreaAndré Art, nome artístico de Carlos André Fagundes, nunca fez curso na área (Divulgação)
Por conta das dificuldades financeiras e distância geográfica, André não pôde vir a sua própria exposição em Belém ainda, mas Marcos considera como um acontecimento importante para as artes. “Acho que é muito importante não só para ele, mas para todas as pessoas que gostam de arte, os admiradores vão só ganhar com isso, porque é um artista que só estudou até o ensino fundamental, nunca participou dos ciclos cultural, nunca entrou em uma escola de belas artes. Ele está geograficamente e socialmente distante de tudo isso, está na casa dele, dentro das suas limitações e perspectiva, pintando traços interessantes. Isso é de encher os olhos, é fabuloso, dá uma felicidade muito grande”, avalia Marcos.
A exposição segue aberta para visitação ainda sem data determinada para fechar. As obras expostas podem ser adquiridas por valores que iniciam em R$ 150. O comprador leva a obra para casa no momento da compra, já que ainda há pinturas que devem entrar na exposição. 
Agende-se:
Exposição de pinturas de André Art
Visitação: todos os dias, de 9h às 21 horas;
Local: Livraria Fox (Tv. Dr. Moraes, 584 – Nazaré)
Mais informações: (91) 4008-0007

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário