Festival 'Cena e Arte por Todo o Pará' terá oito espetáculos com entrada franca



Oito espetáculos de teatro gratuitos serão apresentados a partir de hoje no Festival "Cena e Arte Por Todo o Pará". As peças acontecerão às 19h e às 20h, nos teatros Waldemar Henrique e Margarida Schivasappa, de quinta a domingo, 24 a 27 de outubro, em Belém.
O festival reúne os contemplados pelo edital de seleção pública "Festival de Teatro Cena e Arte Por Todo o Pará - apoio à produção artística 2019", da Fundação Cultural do Estado do Pará. O festival almeja garantir o acesso do público às produções teatrais locais, além de incentivar a linguagem cênica com apoio financeiro e infraestrutura.
A abertura do festival serão encenadas, respectivamente, as obras "La Fábula", da Companhia de Teatro Madalenas, no teatro Waldemar Henrique, a partir das 19h, e "Honorata - Tortura Que Ela Atura: De Criança a Mulher", do Grupo de Teatro Palha, no teatro Margarida Schivasappa, às 20h.
A peça ‘La Fábula’ conta uma história que mistura personagens conhecidos do universo infantil como Dom Quixote, o Homem de Lata, o Velho do Saco e uma rainha que é aglomerado de várias rainhas de histórias infantis.
‘La Fábula’ é uma peça conhecida do público paraense no repertório da Companhia de Teatro Madalenas desde 2011. O espetáculo já passou neste ano pelos palcos do Sesc Boulevard, do Circular e do Casarão do Boneco. De acordo com o coordenador geral da companhia Madalenas, Leonel Ferreira, a peça é voltado para a criança que há dentro de cada um. Para ele, os festivais propiciam a democratização da cultura para um público que geralmente está distante deste tipo de arte.
“A gente acredita que os festivais são importantes por dois motivos para oportunizar a população bens de cultural, que é um direito, e por ter um panorama da cena cultural que está acontecendo no Estado. Acaba possibilitando que os grupos difundam os seus trabalhos e garantam para população, o que é um direito dela, dá um gás para que outros grupos se organizem para participar de eventos desta natureza”, afirma.
O espetáculo 'A Vingança de Ringo', dos Palhaços Trovadores, também será apresentado na Mostra de TeatroO espetáculo 'A Vingança de Ringo', dos Palhaços Trovadores, também será apresentado na Mostra de Teatro (Divulgação)
Outra peça tradicional que estará no festival será ‘A Vingança de Ringo’, dos Palhaços Trovadores, no sábado, dia 26, no Teatro Waldemar Henrique. O espetáculo é uma adaptação de uma peça circense que foi criada inspirada no filme de faroeste de mesmo nome. A companhia misturou a história dramática com o humor dos palhaços do grupo.
“A gente mexeu muito no texto, colocou personagens que não existiam, faz tudo com palhaço, inverte o sentido das coisas, vira de cabeça para baixo, a história passa a ser mais cômica, mesmo nos momentos dramáticos do espetáculo eles fazem rir. Essas coisas da trama e do cômico estão próximos um do outro, levamos o público a rir, apesar de estarem vivendo dramas. Mudamos também final do espetáculo da adaptação”, conta o diretor da peça Marton Maués.
Agende-se
Festival de Teatro "Cena e Arte Por Todo o Pará"
Período: De 24 a 27 de outubro.
Locais: teatros Margarida Schivasappa (Avenida Gentil Bitencourt, 650, bairro Batista Campos), e Waldemar Henrique (Avenida Presidente Vargas, 645, bairro da Campina)
Entrada franca.
Mais informações: (91) 3202-4368.
Programação
Teatro Waldemar Henrique
24/10 - "La Fábula", da Cia. de Teatro Madalenas
25/10 - "Ficções do Interlúdio", do Grupo Lucas Fiorindo
26/10 - "A Vingança de Ringo", da Associação Cultural Palhaços Trovadores
27/10 - "Os Sete Pecados Capitais", da Companhia Luz e Sombra
Teatro Margarida Schivasappa
24/10 - "Honorata - A Tortura Que Ela Atura: De Criança a Mulher", do Grupo de Teatro Palha
25/10 - "Mukuiu", da Companhia Lama de Teatro
26/10 - "A Menina Que Dá Com a Cara Nas Paredes", do Grupo Inicarte
27/10 - "A Pena e a Lei", da Trupe Vira Rumos

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário