Os palmos de chão pisados pelos poetas de Capanema


Festejar o Dia do Poeta tornou-se uma rotina nos últimos dias pela Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, pois na noite desta segunda-feira, 21, em reunião administrativa/cultural, o poeta e a poesia foram destacados. Atendendo as diretrizes e bases que emanam o estatuto da instituição, a reunião foi celebrativa ao Dia do Poeta, transcorrido em 20 de outubro.

Na oportunidade, a diretoria entregou aos literatos de Capanema que participaram do VII Prêmio Literário “Escritor Marcelo de Oliveira Souza”: Antologia de poesias e prosas, que corresponde a apontamentos de vários poetas brasileiros, moradores nos Estados e que estão sempre prestigiando com as suas produções.

As antologias correspondentes e também os certificados emitidos pela coordenação do projeto, foram entregues aos poetas de Capanema na reunião da ACLA e então, feitos os devidos registros nos anais da instituição, também certificada, por indicar representantes que estão com os seus trabalhos inseridos na publicação.

Participaram da antologia, os literatos de Capanema que foram os seguintes: Ioneida Braga, Lúcia Aquino, Lúcia Betânia Martins, Samuel Alencar, Nilson Mesquita, Paulo Vasconcellos, Rosilda Dax, Elza Melo e Conceição Maciel, além da poetisa Aldemira Aguiar que reside em Marabá, mas se integrou ao grupo de Capanema.

Além de proveitosa, a reunião foi descontraída e realizado um pequeno sarau entre os poetas presentes. Diante da beleza e do encanto da poesia, a Academia convidou algumas pessoas para participarem da reunião e isso foi muito importante, pois confere a integração social/cultural implementada pela ACLA.

Convidados da ACLA: Socorro Pereira, Leônidas Filho, Denise Melo, Victor Lorran, Nagela Trindade, Rosa Helena de Oliveira (Gestora da UFPA/Capanema), Edilson Lima e Eliete Pinto da Silva (Gestora da 14ª URE). Os convidados da Academia foram designados de entregarem os certificados e os livros aos participantes da antologia, sendo consolidada a oficialização dos artistas de Capanema nesse importante circuito de poesias e prosas que nasceu na cidade de Salvador/BA e se estendeu pelo Brasil e o mundo.

Os acadêmicos da ACLA, agradecem ao escritor Marcelo Oliveira por destacar a instituição na qualidade de parceira, motivando ainda mais o intercambio literário/cultural.





























Edição: Maikon Douglas
Texto: Dalva Vasconcellos
Fotos: Elza Melo e Edilson Lima

Nenhum comentário