Maurício de Sousa vai ganhar filme biográfico


A vida de Maurício de Sousa vai virar filme. O longa-metragem em live-action será dirigido por Pedro Vasconcelos, que também assina o roteiro. O projeto de ficção é inspirado no livro autobiográfico do quadrinista.
O filme vai contar as peripécias do menino de origem simples que, aos 6 anos de idade, achou um gibi numa lata de lixo e, graças à paixão pelos quadrinhos, superou obstáculos até criar a Maurício de Sousa Produções.
“Ele se alfabetizou pelos gibis, com a ajuda da mãe, e lia tudo que chegava aqui, na época: Mandrake, Flash Gordon, Spirit, Pato Donald. Logo começou a rabiscar caricaturas. Aos 13, começou a vender seus desenhos, em dípticos, na barbearia do pai, que também era poeta. Na escola, depois de fazer uma caricatura de um professor de matemática, ele foi perseguido por ele e acabou repetindo (a série) três anos seguidos”, conta Vasconcelos.
Maurício nasceu em Santa Isabel, no interior paulista, e depois mudou-se para Mogi das Cruzes, no mesmo estado. Ele cresceu cercado por pais afetuosos e criativos, e vivenciou as brincadeiras do campo, como colher a fruta no pé, tomar banho de rio com os amigos e brincar nas ruas de terra.
Aos 19 anos, Maurício foi repórter policial no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S. Paulo), escrevendo reportagens enquanto não conseguia emplacar carreira de desenhista. Em 1959, criou o cãozinho Bidu, que foi o primeiro personagem dele, e nas horas vagas criava as tirinhas de Bidu e Franjinha para a Folha da Tarde, do mesmo grupo.
Além da história de superação e das referências e inspirações para a criação dos personagens, o filme também vai mostrar vários acontecimentos da vida profissional dele. “Difícil vai ser fazer um filme só – é tanta história boa que dava para escrever uma franquia”, brinca o diretor.
O longa será gravado no interior e na capital de em São Paulo, mas ainda não tem data de lançamento marcada.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário