Bernardino Santos recebe homenagem pelos 80 anos na Flipa


Um dos homenageados da sexta edição da Feira Literária do Pará (Flipa) foi o jornalista e colunista de O LIBERAL, Bernardino Santos, que atua na profissão há 50 anos. Ele começou como repórter e atuou na televisão e rádio e, além de ser colunista, é atuante na cena cultural do estado. A homenagem foi realizada no último domingo (20), quando o filho dele, Leonardo Santos e Ernane Malato falram da trajetória do colunista.
"É uma honra o meu pai receber homenagem de uma feira de literatura, pois apesar de ser colunista ele sempre foi muito atuante nesse meio cultural. O meu pai transita até hoje por espetáculos de teatro e outros eventos culturais e talvez por toda essa influência hoje eu seja produtor cultural", declara Leonardo Santos.
Com o convite para homenagear o pai pelos seus 80 anos, Leonardo reservou cinco poemas escritos por Bernardino. Além de amante das produções culturais envolvendo literatura, teatro, música e artes plásticas, ele também produz seus próprios poemas, embora de forma discreta. Os escolhidos pelo filho são poemas que falam da sua infância no Marajó, em Ponta de Pedras, e também alguns que falam de amor. Os escritos são guardados em uma pasta a sete chaves pelo colunista. Ele só desengaveta para os íntimos.
"O meu pai é um homem muito simples e muito reservado, geralmente ele não gosta de participar dessas homenagens por ter esse temperamento mais discreto. Eu sou uma das poucas pessoas para quem ele mostra esses poemas. Para ele é algo muito íntimo e ele não gosta de dividir isso assim". Além da declamação dos poemas, o espaço vai ser dividido com Ernane Malato, que vai fazer uma narrativa sobre os principais acontecimentos na vida de Bernardino.
No próximo ano, Leonardo Santos planeja coletar todo esse material e lançar um livro com os poemas do pai colunista. "Espero convencer ele", pontua o filho do colunista.
Para Salomão Larêdo, um dos organizadores da Flipa, é de suma importância a homenagem a Bernardino Santos, uma vez que é um profissional atuante e incentivador da cultura do estado. Ele explica que um dos principais objetivos da feira é de mostrar para o público em geral o que é produzido no Pará e Bernardino é uma figura pública que contribui para divulgação dos trabalhos dos escritores paraenses. "Nós escritores para termos visibilidade precisamos muito do incentivo dos jornalistas e da mídia. E nesse caso, o Bernardino sempre foi uma dessas pessoas que, além de transitar pelos espaços, foi um incentivador das nossa produções, por isso, ele é muito merecedor dessa homenagem", destaca Salomão Larêdo.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário