Exposição traz imagens de afeto e companheirismo



A expressão de amor e cuidado é o ponto forte da exposição fotográfica "Cuidando do meu cuidador" que está aberta até a próxima quinta-feira, 10, no 2º piso do Pátio Belém. A mostra faz parte de um projeto voluntário do grupo Laços de Amor, que dá apoio às mulheres em tratamento do câncer. No local da exposição o grupo está vendendo camisas, calendários e entre outros objetos para arrecadar dinheiro para ajudar no acolhimento das pacientes da ONG.
Adriana Martins é a fotógrafa responsável pela mostra e ela explica que a proposta é de refletir sobre a importância da sintonia e do cuidado entre o paciente e o cuidador, já que durante o processo de tratamento os dois precisam de uma rede de apoio. O projeto é idealizado pelos integrantes do grupo Laços de Amor, que todo ano realizam ações com esse sentido.
exposição 'Cuidando do meu Cuidador' pode ser visitada até o dia 10 de outubro no Pátio Belémexposição 'Cuidando do meu Cuidador' pode ser visitada até o dia 10 de outubro no Pátio Belém (Adriana Martins/ Divulgação)
O ensaio fotográfico de Adriana Martins foi realizado em um hotel de Belém com 12 casais. Ela disse que buscou nesse trabalho o envolvimento tanto com a paciente e com seu cuidador para que ficassem conectados e obter o melhor resultado possível. "Foi muito importante obter esse contato para que eu pudesse extrair o máximo de verdade e de envolvimento entre os fotografados", disse a fotógrafa.
Adriana Martins resolveu ser voluntária do projeto após conhecer as idealizadoras do grupo durante uma palestra sobre saúde, já que além de fotógrafa Adriana também é agente de saúde. "Achei muito importante essa ideia, pois há cinco anos vivenciei essa experiência na minha família. A minha mãe foi diagnosticada com câncer e naquele momento a sensação é de que o mundo tinha caído sobre mim", falou Adriana.
exposição reúne a prova do afeto entre pacientes e seus cuidadoresexposição reúne a prova do afeto entre pacientes e seus cuidadores (Adriana Martins/ Divulgação)
A fotógrafa diz que tanto o paciente quanto o cuidador precisam de uma atenção especial, uma vez que o clima de enfermidade é forte e atinge a todos. "No caso da minha família, as pessoas precisaram de mais atenção do que minha mãe, pois ela se manteve na fé e na certeza de que tudo terminaria bem", acrescentou a fotógrafa.
Os 12 casais que participaram do ensaio fotográfico estão com suas fotografias na mostra. A visitação é gratuita. No local, o público ainda pode adquirir o calendário 2020, que reúne as doze fotos da mostra fotográfica. A renda obtida será destinada para despesas relacionadas ao tratamento das pacientes que são acolhidas pela ONG.
O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário