Miguel Chikaoka e Luiz Braga conversam com o público no 'Café Fotográfico'



Dois grandes ícones da fotografia contemporânea estarão juntos pela primeira vez em uma exposição e para um bate-papo com o público sobre as suas produções nesta terça-feira, dia 29, no Projeto Café Fotográfico. Os convidados deste mês são dois ícones da fotografia no Pará, Miguel Chikaoka e Luiz Braga, que tem trabalhos reunidos na exposição “Encontro das Águas”, aberta no espaço cultural Casa das Onze Janelas. A conversa começará a partir das 19h.
O projeto Café Fotográfico foi criado em 2008 pela Associação Fotoativa, que se constitui em um momento de debate, intercâmbio e um espaço para a livre manifestação de ideias, indagações e exercício conjunto sobre a fotografia. A mediação da conversa será feita pelo curador Armando Sobral, que irá abordar a produção e a trajetória dos dois profissionais, velhos amigos desde os anos 80. Apesar da longa amizade, esta é a primeira vez que ambos expõem juntos.
O nome da exposição “Encontro das Águas” traduz a ideia de reunir dois grandes ‘afluentes’ da fotografia contemporânea na Amazônia. A partir da coleção dos fotógrafos no acervo do Governo do Estado, o curador se deparou com obras em preto e branco de Luiz Braga (mais conhecido pelo trabalho com luz e cores) e fotografias coloridas de Miguel Chikaoka (que trabalha mais na poética do preto e branco), um contraste entre os dois trabalhos e carreiras. “Essa é uma exposição emblemática, já que os dois artistas nunca expuseram juntos. Assim, eu fiz a montagem na perspectiva de um espelho invertido, com um recorte bastante atípico na obra dos dois”, explica o curador Armando Sobral.
Miguel Chikaoka tem obras que transitam entre imagens, instalações e objetos de caráter conceitual, pautados na experiência de religação dos sentidos. Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural (Minc) por sua contribuição à cultura. Ele se propõe a falar sobre as percepções que os artistas guardam de seus processos a partir dos encontros e vivências que se produziram, notadamente no período que abrange os anos 1980 e 1990.
Luiz Braga realizou mais de 200 exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. As suas obras estão presentes em importantes acervos privados e públicos. Em 2009, representou o Brasil na 53ª Bienal de Veneza. Sua exposição Retumbante Natureza Humanizada foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), como a melhor de fotografia de 2014. Recentemente foi agraciado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia. Para ele, este será um momento único. “O mais curioso é ser a primeira vez que participamos de uma mostra só os dois! E feita somente com o acervo do Estado”, completa.
Agende-se
Café Fotográfico com Miguel Chikaoka e Luiz Braga e exposição ‘Encontro das Águas’
Data: terça-feira, 29, às 19h
Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, localizado na Rua Siqueira Mendes, s/n - Cidade Velha
Entrada franca

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário