História do Teatro no Brasil


O início da história do teatro no Brasil tem como referência as manifestações ocorridas durante o século XVI, com a catequização dos indígenas.

Origem

O formato do teatro foi escolhido para facilitar a apresentação das ideias cristãs trazidas pelos colonos portugueses.

Teatro de Catequese

Quem primeiro lançou mão do teatro para fazer a catequização dos indígenas foi o padre jesuíta José de Anchieta.
Por transmitir ensinamentos bíblicos, o teatro de catequese tinha preocupação mais religiosa que artísticas. As peças eram encenadas em praças, colégios e nas ruas.
Esse modelo de teatro dá origem, agora no século XVII, a festas populares que refletiam a realidade do povo. Entre as mais importantes está a encenação da Via Sacra, na Sexta-feira Santa, representando a agonia de Cristo antes da morte na cruz.
Os artistas e até o povo, saiam nas ruas usando vestimentas típicas, adereços e, mascarados, dançavam, cantavam e tocavam instrumentos.

Evolução do Teatro no Brasil

O teatro no Brasil passou por intensa transformação com a chegada da família real, em 1808. Por decreto, Dom João VI, determina a melhoria do teatro e o País passa a receber espetáculos no modelo francês para a diversão da aristocracia.
Era uma época em que o teatro ainda não refletia os costumes e a cultura do povo, o que passou a ocorrer com a representação de Antônio José ou O Poeta e a Inquisição, de Gonçalves de Magalhães. A peça, um drama, foi encenada pela primeira vez em 13 de março de 1838 por atoes nacionalistas sob o comando de João Caetano (1808 - 1863).

Comédias de Costumes

A partir desse movimento, surgem as comédias de costume, cujo propósito era apontar as situações do País e levar riso aos expectadores.Entre os principais nomes de autores dessa época estão Gonçalves DiasÁlvares de AzevedoCasimiro de AbreuCastro Alves, Araújo Porto Alegre, Barata Ribeiro e José Pinheiro Guimarães.

Teatro Realista

O Teatro Realista no Brasil surge em 1855, deixando para trás os dramalhões e expondo os conflitos sociais da época.

Fonte: Todamateria.com.br 
Foto: Divulgação

Nenhum comentário