Exposição 'Círio de Sentimentos' reúne fotografias e símbolos da festa paraense



Mostra abre nesta sexta-feira (25), no Castanheira Shopping Center

A grande festa religiosa que reúne os paraenses em torno de um só sentimento ganha uma homenagem a partir desta sexta-feira (25), no Castanheira Shopping Center. Trata-se da exposição “Círio de Sentimentos”, que vai ocupar a Praça de Eventos e os corredores do empreendimento até o dia 26 de outubro. 
Com o Círio de Nazaré tendo tomado diferentes formatos em 2020 por conta da pandemia, a mostra pretende despertar nos visitantes as muitas emoções que envolvem os fiéis durante o período da festa. Desta forma, a exposição se mostra como um convite afetuoso para um passeio visual, pelos cenários temáticos específicos da festa nazarena; em uma montagem que inclui cânticos, a lenda do achado da imagem de Nossa Senhora, entre outros símbolos.
Os visitantes poderão apreciar os seguintes destaques: oito totens que reproduzem as 13 procissões oficiais da Festa de Nazaré; uma réplica da Berlinda que leva a Santinha; dois espaços instagramáveis ressaltando a Basílica Santuário; e uma releitura do pórtico da Avenida Nazaré. A exposição retrata ainda os principais momentos da quadra nazarena com imagens captadas pelos fotógrafos Fernando Sette, Tarso Sarraf, Kamille Francez, Fabíola Tuma e Hully Ribon.
“Círio de Sentimentos” tem curadoria da artista plástica Darcilene Batista Costa, que destaca que a intenção em aproximar o público do tema pelo impacto da arte visual, configurando a mostra como uma grande homenagem à padroeira dos paraenses.
“Tudo foi elaborado para despertar o compartilhamento da ambientação mariana do Castanheira com os visitantes e a comunidade em geral, utilizando para isso a fotografia como um álbum temático de fé”, explica Darcilene.
Ainda sobre a montagem da exposição, a curadora destaca que toda a construção foi realizada seguindo protocolos de segurança, para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
“A preparação foi delicada seguindo todas os protocolos e recomendações da Organização Mundial de Saúde. Mas, sobretudo comprometida em tratar a temática com o devido valor de um Patrimônio Imaterial da Humanidade, exigindo um empenho de excelência por toda equipe do projeto; tanto por parte da curadoria como dos técnicos da programação visual contextualizada, e a cenografia seguindo um fio condutor na maior expografia já apresentada do tema Círio em um empreendimento comercial 100% paraense”, completa Darcilene.
A exposição mantém viva a tradição do Castanheira Shopping em ornamentar seu espaço com os símbolos e sentimentos vividos durante o Círio de Nazaré.

Fotografia e fé

A fotógrafa Kamille Francez, dona de registros que compõem a mostra, compartilha sentimentos com o Círio que vão além do olhar fotográfico. Esta é sua primeira exposição, e não poderia ser sobre outro tema, já que sua história com a câmera na mão se mistura com atos de fé nazarenos.
História da fotógrafa se mistura com a fé e devoçãoHistória da fotógrafa se mistura com a fé e devoção (Kamille Francez/Divulgação)
Em 2013, Kamille teve problemas médicos que acabaram resultando em uma depressão. Naquele ano ela trabalhava na sua área de formação, o Direito; mas se via frustrada. Em idas constantes à adorações na Basílica, ela resolveu pedir intercessão de Nossa Senhora de Nazaré.
“Horas depois da adoração fui a lanchonete na lateral da Basílica e um rapaz pede para sentar ao meu lado, eu deixo. Ele começa a dizer o quanto trabalhava na Basília, e falava disso com um grande amor. Aquilo encheu meus olhos”, relembra.
Dias antes, Kamille tinha sido convidada para uma oficina de fotografia, na TV Liberal, e resolveu ir. No local ela acabou encontrando o rapaz novamente, o estilista Luiz Langer. Foi a partir do contato com ele que ela, logo depois, passou a trabalhar como voluntária na igreja. Kamille também conta que no mesmo dia da oficina já começou a pesquisar mais sobre fotografia.
“Desde então a fotografia é meu remédio, a fotografia é minha cura. Aprendi muito a vivenciar um trabalho voluntário, a viver e se nutrir disso. É um aprendizado que você leva para a vida inteira”, conta.
Já trabalhando como voluntária, Kamille foi convidada para ser fotógrafa oficial do Círio pela Diretoria da Festa. As fotos na exposição são deste período, entre 2014 e 2018.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário