UBC promove live com Tico Santa Cruz, Elba Ramalho e Antônio Cícero esta semana



Tem dicas de espetáculos, exposições e lançamentos de livros
Lives e presenciais
O Espaço Cultural Apoena apresenta nesta quinta (10) Diogo Rosa a partir das 20h mandando MPBs e músicas Brasileiras com couvert artístico de 5$ (Happy Hour o dia inteiro).
Claudio Wallace se apresenta na quinta, 10, e sexta, 11, com o show "Acoustic Classic Rock. Na quinta é na Cidade Nova, Arterial 18, no Verochopp. E na sexta, no Arpleuticos Beer, na Cidade Nova 1. As duas apresentações começam a partir das 21h.
Os convidados da semana da série Janela UBC, União Brasileira de Compositores, são Tico Santa Cruz, Elba Ramalho e Antônio Cícero, que participam das lives nos dias 09, 10 e 11/09. As transmissões acontecem sempre às 16 horas, na página da UBC no Instagram: http://www.instagram.com/ubcmusica/ .

Após completar quatro meses no ar, a série Música #EmCasaComSesc prossegue com novas apresentações, sempre às 19h, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo . Na quinta-feira (10/9), é a vez da cantora, compositora e instrumentista paraense Jane Duboc, considerada uma das vozes mais versáteis música brasileira.
Elza Soares, Seu Jorge e Agnes Nunes fazem live dedicada ao samba, que acontece no sábado, dia 12 de setembro, às 20h, no canal do YouTube da Mastercard, no Multishow e nos canais dos artistas.

O 1° Festival Zimba Carajás segue até o dia 12 de setembro. O evento será todo transmitido pela página do festival no Facebook (fb.com/Festivalzimbacarajas). Os oito dias de programação contam com rodas de conversa, encontros virtuais e lives com grupos de carimbó.
A série #SalaDigital da Sala Cecília Meireles, espaço da FUNARJ, transmite ao vivo a abertura do Ciclo Integral das Sonatas para violino e piano de Ludwig van Beethoven, no dia 12 de setembro, sábado, às 19 horas, através do canal YouTube da Sala Cecília Meireles. 
- O cantor Wesley Safadão testou positivo para a covid-19, e por conta disso, a live que faria junto a Bruno & Marrone no último sábado, foi transferida para o dia 19 de setembro.
O festival itinerante de música negra IMuNe segue com programação. Até 12 de setembro, artistas escolhidos se apresentarão no Rolezinho Imune; e no dia 26 de setembro, ocorre um grande show, com Elza Soares e Flávio Renegado, Banda Imune, Meninos de Minas feat. MC Dellacroix e Favelinha Dance. O evento é totalmente gratuito e tem transmissão pelo perfil @coletivoimune no Instagram, e canal do evento no YouTube.

O Festival Coala terá uma edição on-line este ano, reunindo nomes como Gilberto Gil e Gilsons, Novos Baianos, Nego Bala, Mc Tha e Rico Dalasam, e Marina Aydar e Mestrinho. O evento será no dia 12 de setembro, às 14h, com transmissão pelo canal do festival no YouTube, e pelo canal de TV por assinatura TNT.
O cantor e compositor Orlando Morais lança o Showin, plataforma para transmissões ao vivo na qual músicos podem cobrar os valores que desejarem por suas apresentações. Para marcar o lançamento oficial, Orlando fará um show no dia 18 de setembro, a partir das 20h30. A live será transmitida diretamente de Brasília, e contará com convidados especiais como Seu Jorge, Margareth Menezes e as filhas e também cantoras Cleo, Antonia Morais e Ana Morais.

Nos próximos dias 19 e 20 de setembro, a 2ª edição do Festival A Vida no Centro promoverá evento online com show do cantor e compositor Chico Cesar. O evento levará um pouco da história, da cultura e da riqueza arquitetônica e turística do centro de São Paulo para a casa das pessoas.
No dia 3 de outubro, a partir de 11h, começa a transmissão ao vivo do Festival Teen 2020 Live Show, pelo canal oficial do evento. A terceira edição do festival traz ao palco as maiores estrelas da música, artistas que são acompanhados por milhões de jovens no YouTube. O line-up 2020 conta com Pedro Sampaio, Vitão, MC Jottapê, ao lado dos já veteranos de outras edições João Guilherme e as meninas do BFF Girls.
Infantil
O Cartoon Network lança atividades digitais para crianças disponíveis no site do canal. A plataforma traz dicas de como as crianças podem se cuidar, inclusive aprender a lavar as mãos; vídeos tutoriais com lições de como desenhar os personagens favoritos; estímulos para se mexer; clipes dos melhores momentos dos shows favoritos; jogos online grátis no CN Games. As crianças podem ainda enviar os próprios desenhos na plataforma cnfanart.com/br/
O espetáculo infantil “Eu queria mudar o mundo” vai se apresentar no formato online nos dias 12, 13, 19 e 20 de setembro às 16h. Para participar é só acessar https://www.sympla.com.br/eu-queria-mudar-o-mundo---infantil__943961
DC Fandome promove encontro entre os jovens titãs e a Turma da Mônica. Crossover fará parte do segundo dia do DC FanDome, em 12 de setembro, a partir de 14h no WatchVerse em DCFanDome.com.
Cinema, TV e Espetáculos
O Theatro Municipal de São Paulo terá uma programação dedicada à dança e a poesia no ambiente digital até 11 de setembro.  O projeto do Balé da Cidade de São Paulo. Para mais informações acesse theatromunicipal.org.br
No próximo dia 11 de setembro, na Embaixada do Brasil em Lisboa, a ópera de câmara “Domitila”, do compositor João Guilherme Ripper, ganhará formato digital pelo selo Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa – MPMP, e ficará disponível em vinte plataformas digitais.
A Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH) retoma a Temporada 2020 trazendo como convidada a cantora Paula Lima. A apresentação, com regência de Edilson Ventureli, acontece no Auditório do MASP no dia 13/9, às 11h, sem a presença de público e com transmissão ao vivo pelo YouTube do Instituto Baccarelli. Para receber acesso ao link do evento, é necessário garantir a presença por meio da plataforma Sympla.
O Sesc São Paulo promove a série Teatro #EmCasaComSesc, com a transmissão de diferentes trabalhos cênicos direto da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30. O Desmonte, solo de Vitor Placca, com dramaturgia e direção de Amarildo Félix, será apresentado na quarta-feira (9/9). 
A partir do legado deixado pelo mestre Paulo Freire, que mostrou aos brasileiros a importância da luta pela dignidade humana; Richard Riguetti (ator), Luiz Antônio Rocha (encenação) e Junio Santos (dramaturgia) levam a inspiradora vida do educador para os palcos no espetáculo "Paulo Freire, o andarilho da utopia". A montagem ganha temporada on-line, até o dia 27 de setembro, aos sábados (21h) e domingos (16h), com homenagem especial na sessão do dia 19, data em que Paulo Freire celebraria 99 anos. A venda de ingressos está disponível pelo Sympla (www.sympla.com.br/paulo-freire-o-andarilho-da-utopia) e a transmissão do espetáculo será feita pela plataforma Zoom.
A Cia. do Atores estreia um canal no YouTube (youtube.com/ciadosatores), onde o público vai poder assistir peças do grupo na íntegra, a partir de 11 de setembro. Como parte do lançamento oficial do canal, além de “Melodrama” (com elenco original), estão programadas as produções “O Rei da Vela”, “Ensaio. Hamlet” e “Devassa”, além do projeto inédito “Kabaré online” – dirigido por Cesar Augusto e Marcelo Olinto, fruto de uma residência artística da Sede da Cias., coordenada pelos dois e também por Marcelo Valle. Todo o conteúdo será disponibilizado com acesso livre e gratuito.

João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP, após uma sequência de concertos/lives onde passearam por temas clássicos, trilhas de cinema, canções populares internacionais e nacionais, dedicam à música clássica sua próxima apresentação, no dia 11 de setembro, diretamente do Teatro do SESI com transmissão nos canais do maestro e SESI-SP no Facebook e YouTube.
O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, com correalização do Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio e CineSesc e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, promoverá até 27 de setembro, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa. Realizado exclusivamente online no site www.mundoarabe2020.icarabe.org.
 A peça “Ata-me as Mãos ao Pés da Cela – Um Experimento na Pandemia”, criada pela Cia Banquete Cultural especialmente para o formato teatro-web, é exibida no canal da companhia no Youtube. A peça fica em cartaz até o dia 19 de setembro, com transmissão aos sábados, às 21h.

Setembro traz programação on-line ao vivo, no Itaú Cultural, com estreias e novidades na grade do Palco Virtual, agora apresentada via Zoom. Às segundas-feiras e terças-feiras, ela se volta para o público adulto; e aos sábados e domingos, para as crianças. Em setembro tem leituras e espetáculos adaptados ou já criados para o ambiente virtual, sendo boa parte apresentados pela primeira vez para o público. As reservas de ingressos on-line têm início 15 dias antes das apresentações, feitas pela plataforma Sympla.
O Teatro Porto Seguro retoma suas atividades no segundo semestre com uma curadoria pensada para o formato digital. A estreia é com o espetáculo inédito ”Pós-F”, com textos da escritora, roteirista e apresentadora Fernanda Young; com Maria Ribeiro e direção de Mika Lins. A peça fica em cartaz entre 12 de setembro e 4 de outubro, com transmissão via streaming direto do palco do teatro.
A  Federação Estadual de Teatro do Pará, vai realizar o projeto “Seis horas de live de teatro”, com oito espetáculos, entre infantis, juvenis e adultos, de diversos municípios do Estado do Pará. O evento on-line será no dia 27 de setembro, a partir das 18h, com transmissão pelo facebook do Fernando Rassy.
A plataforma Sesc Cultura ConVIDA! promete animar o público de casa. Um total de 470 artistas de todas as regiões do país se apresentam virtualmente, numa programação variada de artes cênicas, educativas, visuais, audiovisuais, em formatos como podcasts, oficinas, apresentações musicais, entre outros. A programação traz apresentações ao vivo e gravadas, de segunda a sábado, em diferentes horários. Tudo está disponível no site www.sesc.com.br/convida e no canal www.youtube.com/sescbrasil.
Com concepção e direção de Pedro Granato, “Caso Cabaré Privê” estende temporada on-line até 20 de setembro. A peça pode ser conferida aos sábados, às 21h; e domingos, às 20h; na plataforma digital Sympla. O espetáculo musical é feito por jovens atores do Núcleo Pequeno Ato, em resposta direta às questões que os afligem no Brasil de 2020.
A programação de cinema do #EmCasaComSesc disponibiliza gratuitamente novos filmes em seu catálogo, que podem ser assistidos gratuitamente na plataforma Sesc Digital. Chegam ao serviço: o clássico “Stromboli”, de Roberto Rosselini; o italiano “As Maravilhas”, de Alice Rohrwacher; o nacional “As Duas Irenes”, de Fabio Meira; o curta-metragem “Angela”, de Marília Nogueira; e o longa nacional “O Cavalinho Azul”, de Eduardo Escorel. Também estreiam doi filmes do ciclo de autoria indígena: “Duas Aldeiras, Uma Caminhada”, do Coletivo de Cinema Mbya-Guarani; e “Teko Haxy”, de Patrícia Ferreira e Sophia Pinheiro.

Literatura
Padre Marcelo Rossi lança no dia 14 de setembro, durante evento virtual, ”Batismo de fogo”, seu primeiro livro pela Editora Planeta. Na obra, o autor aborda as lembranças e reflexões do atentado que sofreu em julho de 2019, quando foi empurrado enquanto celebrava uma missa para mais de 100 mil jovens. 

A Monomito Editorial realiza uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a coletânea de autoras paraenses "Trama das Águas". Além do apoio à iniciativa, os apoiadores têm benefícios como livros, marcadores, cartões postais e pôsteres. Os interessados podem apoiar até o dia 16 de outubro, pelo Catarse (catarse.me/tramadasaguas).
O Portal do Conhecimento, ação cultural da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), cria o projeto 'Em casa com o Portal'. Com o objetivo de resgatar a cultura regional, aproximar as pessoas da literatura e provocar o encantamento pela arte; a iniciativa garante o acesso a conteúdos regionais criativos para toda a família durante a pandemia da covid-19. Os conteúdos estão disponíveis nos perfis do órgão no Facebook e Instagram (@ioepaoficial).
Antônio Fagundes narra a primeira história divulgada pela Associação Viva e Deixe Viver, organização sem fins lucrativos que atua com voluntários contadores de histórias em 86 hospitais do País. “O Tigre que queria voar", de Pedro Coutinho Neto, pode ser ouvida no Bisbilhoteca Viva (http://www.bisbilhotecaviva.org.br).
Arte e Cultura
A Fotoativa celebra 36 anos de existência com uma série de atividades virtuais gratuitas e pagas, por meio do Instagram da instituição (@fotoativa). São minicursos, laboratórios virtuais e outras programações que seguem até 8 de outubro.
- Durante o mês de setembro, às quartas-feiras serão dedicadas ao teleteatro na Oficina Cultural Maestro Juan Serrano. Sempre das 14h às 15h, com transmissão pelo Zoom e retransmissão simultânea no Facebook. No dia 9 de setembro, o espetáculo será “A Cigarra e a Formiga contra o Sr. Corona”. Nos dias 16, 23 e 30 será a vez de “Cachinhos Dourados”, “A Bela e a Fera” e “A Bela Adormecida”, respectivamente. Quem estiver presente na sala virtual do Zoom poderá conversar e interagir com os personagens. Para solicitar o acesso na sala virtual, é necessário entrar em contato antecipadamente pelo Whatsapp (11) 3971-3640.
A Escola de Teatro e Dança da UFPA, realizará o “Tuvirte_Ó!: I Jornada Online de Escrituras Cênicas em Travessias Pandêmicas”, no período de 7 a 11/9,  sempre das 19h às 21h30. A jornada se propõe a ser encontro de experimentação, troca e produção de saberes no campo de dramaturgias possíveis, de escrituras cênicas que insistem em sair e fazer conexões, caminhando na travessia coletiva do dia a dia em pandemia, descobrindo as possibilidades da palavra. Informações sbre inscrições no e-mail tuvirtiojornadaonline@gmail.com
Nos dias 10 e 11 de setembro, os museus Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida promoverão contação de histórias on-line. No dia 10, às 16h30, acontecerá a contação de “Lendas Nordestinas”, com a educadora Fernanda Mazete. A atividade será disponibilizada nas páginas do Facebook e YouTube da Casa Mário de Andrade. No dia 11, também às 16h30, Maryangela Barbieri fará a leitura de trechos do livro “O Sonho de Marina”, do poeta Guilherme de Almeida.
O Itaú Cultural apresenta a segunda e terceira temporadas do ”Caminhos da HQ”, série audiovisual sobre a produção brasileira de quadrinhos. Até 30 de janeiro, sempre aos sábados, às 14h, a série traz histórias sobre as trajetórias individuais e em parceria dos autores, temas relacionados a representatividade, público alvo e os desafios das equipes de edição das ilustrações. O conteúdo pode ser visto no site www.itaucultural.org.br e canal do Itaú Cultural no YouTube.
A riqueza e a beleza cultural do oriente e do ocidente são atrações da “Expo Ásia Brasil”, que fica montada na Praça Central do Shopping Pátio Belém até o dia 13 de setembro. O mix de produtos é variado e traz acessórios, artigos de decoração, roupas e quitutes saborosos. O público pode adquirir artesanato produzido no Brasil e países como Paquistão, Turquia, Índia, Senegal, Emirados Árabes, Tailândia, Estados Unidos, Peru, Senegal e Japão.
Editais e Concursos
A Natura Musical seleciona novos projetos para patrocínio em 2021, com inscrições até 21 de setembro, e foco em impacto social, econômico e ambiental positivo. A plataforma busca artistas, bandas, grupos, coletivos e empreendedores culturais, em diversos estágios de carreira, que desejam desenvolver projetos artísticos com identidade própria, refletindo temas, narrativas e discursos contemporâneos, com potencial de alavancar cenas regionais, nacionais e internacionais. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de setembro pelo site natura.com.br/naturamusical
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo abriu inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura, uma das mais conceituadas premiações do gênero no país. Serão contemplados um autor pela categoria "Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020" e outro como "Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020". Cada ganhador receberá o prêmio de R$ 200 mil. As obras podem ser inscritas até dia 8 de outubro.
O FIM – Festival Internacional de Mulheres no Cinema, anuncia para novembro de 2020 a sua 2ª edição, e está com inscrições abertas para sua Mostra Competitiva Nacional. Até o dia 10 de setembro, poderão ser inscritos gratuitamente pelo site www.fimcine.com.br longas-metragens de ficção, documentais ou de animação dirigidos por mulheres de todo o Brasil. Inéditas ou não, as obras devem ter sido concluídas nos últimos 24 meses. O comitê de curadoria, comandado por Beth Sá Freire e Marcia Vaz, selecionará cinco filmes entre os inscritos e caberá ao público eleger o vencedor, que receberá um prêmio de R$ 5 mil, destinado à sua diretora.
O Banco da Amazônia abriu inscrições para três editais de seleção de projetos para 2021. Os Editais são de Chamada Pública Lei de Incentivo à Cultura, de Pautas do Espaço Cultural, também denominado “Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais” e o de Patrocínios 2021. As inscrições vão até 20 de setembro pelo email edital.patrocinios@bancoamazonia.com.br.
A Amazon, o Grupo Editorial Record e a TAG Experiências Literárias promovem a 5ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, que reconhece autores independentes no Brasil e suas obras literárias. Os interessados devem enviar seus romances originais e inéditos em português usando o Kindle Direct Publishing (KDP) (kdp.amazon.com.br), a ferramenta de autopublicação da Amazon, até 18 de outubro. O autor vencedor receberá R$ 40 mil - um prêmio em dinheiro de R$ 20 mil e um adiantamento de R$ 20 mil para o contrato de publicação da versão impressa do livro pelo Grupo Editorial Record em qualquer um de seus selos editoriais.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Um comentário: