Modernização digital dos museu é debatida durante programação nesta semana



Comemorações da 14ª Primavera dos Museus será totalmente virtual no estado


Os museus do Estado foram os primeiros espaços culturais autorizados a reabrirem ainda em julho. Mesmo assim para evitar aglomerações as atividades da 14º Primavera dos Museus serão virtuais. A programação, que começou nesta segunda, 21, com uma live de abertura, seguirá até o próximo sábado (25).
Com o tema "Mundo Digital: Museus em Transformação", serão abordadas temáticas sobre tecnologia, museus, modernidade e de que forma se relacionam. Toda a programação será transmitida pelo canal da Secult Pará no Youtube. O calendário também inclui as oficinas "Sala dos sentidos" e "Percursos e dilemas: arte moderna brasileira e paraense".
“Toda a programação será trabalhada em cima do tema da realidade cultural do acervo. Buscando nova interatividade com o público, por conta dessas ferramentas e de interatividade desenvolvemos uma programação para pensar essas questões, não é apenas uma realidade pela pandemia, na retomada dos museus e da dificuldade das visitas presenciais, é uma mudança de cultura dos espaços. Essas ferramentas, e essa interatividade é característica da sociedade contemporânea. Por isso, estamos buscando as narrativas, os modos de representação de se adaptar a novas linguagens para debater”, aponto o diretor do Sistema Integrado de Museus e Memoriais, Armando Sobral.
Atualmente, os museus em todos os cantos do mundo têm abraçado cada vez mais a modernidade de maneira complementar. No cenário da pandemia, muitos museus se viram confrontados com a necessidade de continuar próximos dos usuários, num instante em que toda e qualquer atividade presencial ficou temporariamente suspensa.


De acordo com Emanoel Júnior, da Coordenação de Documentação e Pesquisa, responsável por organizar a programação, a narrativa desses espaços relacionada à tecnologia gera uma oportunidade de expansão. "A presença cada vez mais ostensiva dos museus na web certamente garantirá o acesso de um número cada vez maior de pessoas com diferentes perfis sociais aos seus conteúdos", destaca.
Na programação de hoje da 14ª Primavera de Museus está a live “Arte e Ciência: Museu como espaço de acolhimento no contexto da pandemia”, a partir das 17h, com a gestora cultural, pesquisadora e consultora Bethe Ponte, a coordenadora de Museologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, Sue Costa, com a mediação do diretor do Museu do Círio, Anselmo Paes.
O debate continua na quarta-feira com as lives “Museu, Tecnologia e Comunicação”, às 17h, com Hugo Menezes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a museóloga do Museu Amazônico/UFAM, Lucimery Ribeiro, com a mediação de Cássia da Rosa, diretora do Museu do Estado do Pará (MEP). De noite, às 20h, será a vez da live “Star! Jogos Eletrônicos e gamificação do patrimônio cultural” com a professora Marili Bassini e Manoel Ribeiro da Universidade Federal de São Paulo (Unifessp).
As oficinas começam na quinta-feira (24) com Sala dos Sentidos, às 10h, e outra ocorre na sexta-feira (25) intitulada “Mídia Móveis e Animação”, às 10h. Nos últimos dois dias haverão as lives “Percursos e dilemas: arte moderna brasileira e paraense” e “Patrimônio, memória e redes sociais” A programação completa pode ser acessada no perfil do Instagram (@secultpara) da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult).
Agende-se
14ª Primavera dos Museus
De 21 a 26 de setembro 
Plataforma: Youtube (Secult Pará)
Funcionamento dos Museus
Terça-feira (22) a sexta-feira (25)
Horário: 9h às 17h
Área externa do Forte do Presépio: até 18h
Entrada franca para todos os públicos nesse período
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário