Padre Marcelo Rossi lança livro em evento virtual nesta segunda, 14

 Confira a programação da semana nas plataformas digitais de artistas e instituições


Lives

O cantor e compositor Orlando Morais lança o Showin, plataforma para transmissões ao vivo na qual músicos podem cobrar os valores que desejarem por suas apresentações. Para marcar o lançamento oficial, Orlando fará um show no dia 18 de setembro, a partir das 20h30. A live será transmitida diretamente de Brasília, e contará com convidados especiais como Seu Jorge, Margareth Menezes e as filhas e também cantoras Cleo, Antonia Morais e Ana Morais.

O cantor Wesley Safadão fará live junto a Bruno & Marrone no dia 19 de setembro.

Nos próximos dias 19 e 20 de setembro, a 2ª edição do Festival A Vida no Centro promoverá evento online com show do cantor e compositor Chico Cesar. O evento levará um pouco da história, da cultura e da riqueza arquitetônica e turística do centro de São Paulo para a casa das pessoas.

Infantil

O Cartoon Network lança atividades digitais para crianças disponíveis no site do canal. A plataforma traz dicas de como as crianças podem se cuidar, inclusive aprender a lavar as mãos; vídeos tutoriais com lições de como desenhar os personagens favoritos; estímulos para se mexer; clipes dos melhores momentos dos shows favoritos; jogos online grátis no CN Games. As crianças podem ainda enviar os próprios desenhos na plataforma cnfanart.com/br/

O espetáculo infantil “Eu queria mudar o mundo” vai se apresentar no formato online nos dias  19 e 20 de setembro às 16h. Para participar é só acessar o Sympla

Cinema, TV e Espetáculos

Richard Riguetti (ator), Luiz Antônio Rocha (encenação) e Junio Santos (dramaturgia) levam a inspiradora vida do educador para os palcos no espetáculo "Paulo Freire, o andarilho da utopia". A montagem ganha temporada on-line, até o dia 27 de setembro, aos sábados (21h) e domingos (16h), com homenagem especial na sessão do dia 19, data em que Paulo Freire celebraria 99 anos. A venda de ingressos está disponível pelo Sympla e a transmissão do espetáculo será feita pela plataforma Zoom.

A Cia. do Atores estreia um canal no YouTube, onde o público vai poder assistir peças do grupo na íntegra. Como parte do lançamento oficial do canal, além de “Melodrama” (com elenco original), estão programadas as produções “O Rei da Vela”, “Ensaio. Hamlet” e “Devassa”, além do projeto inédito “Kabaré online” – dirigido por Cesar Augusto e Marcelo Olinto, fruto de uma residência artística da Sede da Cias., coordenada pelos dois e também por Marcelo Valle. Todo o conteúdo será disponibilizado com acesso livre e gratuito.

O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, com correalização do Sesc São Paulo promove até 27 de setembro, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa. Realizado exclusivamente online no site www.mundoarabe2020.icarabe.org.

 A peça “Ata-me as Mãos ao Pés da Cela – Um Experimento na Pandemia”, criada pela Cia Banquete Cultural especialmente para o formato teatro-web, é exibida no canal da companhia no Youtube. A peça fica em cartaz até o dia 19 de setembro, com transmissão aos sábados, às 21h.

Setembro traz programação on-line ao vivo, no Itaú Cultural, com estreias e novidades na grade do Palco Virtual, agora apresentada via Zoom. Às segundas-feiras e terças-feiras, ela se volta para o público adulto; e aos sábados e domingos, para as crianças. Em setembro tem leituras e espetáculos adaptados ou já criados para o ambiente virtual, sendo boa parte apresentados pela primeira vez para o público. As reservas de ingressos on-line têm início 15 dias antes das apresentações, feitas pela plataforma Sympla.

O Teatro Porto Seguro retoma suas atividades no segundo semestre com uma curadoria pensada para o formato digital. A estreia é com o espetáculo inédito "Pós-F”, com textos da escritora, roteirista e apresentadora Fernanda Young; com Maria Ribeiro e direção de Mika Lins. A peça fica em cartaz até 4 de outubro, com transmissão via streaming direto do palco do teatro.

Fernanda Young foi a homenageada do Prêmio Jabuti neste ano.Fernanda Young é homenageada com o espetáculo 'Pós-F'. (Divulgação)

A plataforma Sesc Cultura ConVIDA! promete animar o público de casa. Um total de 470 artistas de todas as regiões do país se apresentam virtualmente, numa programação variada de artes cênicas, educativas, visuais, audiovisuais, em formatos como podcasts, oficinas, apresentações musicais, entre outros. A programação traz apresentações ao vivo e gravadas, de segunda a sábado, em diferentes horários. Tudo está disponível no site www.sesc.com.br/convida e no canal www.youtube.com/sescbrasil.

Com concepção e direção de Pedro Granato, “Caso Cabaré Privê” estende temporada on-line até 20 de setembro. A peça pode ser conferida aos sábados, às 21h; e domingos, às 20h; na plataforma digital Sympla. O espetáculo musical é feito por jovens atores do Núcleo Pequeno Ato, em resposta direta às questões que os afligem no Brasil de 2020.

A programação de cinema do #EmCasaComSesc disponibiliza gratuitamente novos filmes em seu catálogo, que podem ser assistidos gratuitamente na plataforma Sesc Digital. Uma das estreias da semana é "Esplendor", da diretora japonesa Naomi Kawase. Aires e último filme da trilogia chamada "Amor em Tempos de Sistemas Opressivos", o longa "Em Trânsito", do diretor alemão Christian Petzold.

Literatura

Padre Marcelo Rossi lança nesta segunda-feira, 14 de setembro, durante evento virtual, ”Batismo de fogo”, seu primeiro livro pela Editora Planeta. Na obra, o autor aborda as lembranças e reflexões do atentado que sofreu em julho de 2019, quando foi empurrado enquanto celebrava uma missa para mais de 100 mil jovens.

A Monomito Editorial realiza uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a coletânea de autoras paraenses "Trama das Águas". Além do apoio à iniciativa, os apoiadores têm benefícios como livros, marcadores, cartões postais e pôsteres. Os interessados podem apoiar até o dia 16 de outubro, pelo Catarse.

Ana Carolina Matos, Bianca Leão e Rafaela Oliveira são algumas das autoras que integram o Trama das ÁguasAna Carolina Matos, Bianca Leão e Rafaela Oliveira são algumas das autoras que integram o Trama das Águas (Reprodução)

O Portal do Conhecimento, ação cultural da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), cria o projeto 'Em casa com o Portal'. Com o objetivo de resgatar a cultura regional, aproximar as pessoas da literatura e provocar o encantamento pela arte; a iniciativa garante o acesso a conteúdos regionais criativos para toda a família durante a pandemia da covid-19. Os conteúdos estão disponíveis nos perfis do órgão no Facebook e Instagram (@ioepaoficial).

A Associação Viva e Deixe Viver, organização sem fins lucrativos que atua com voluntários contadores de histórias em 86 hospitais do País recebe artistas que estão lendo histórias em formato digital. “O Tigre que queria voar", de Pedro Coutinho Neto, com Antônio Fagundes é um dos títulos que pode ser ouvido no Bisbilhoteca Viva.

Arte e Cultura

A Fotoativa celebra 36 anos de existência com uma série de atividades virtuais gratuitas e pagas, por meio do Instagram da instituição (@fotoativa). São minicursos, laboratórios virtuais e outras programações que seguem até 8 de outubro.

Durante o mês de setembro, às quartas-feiras serão dedicadas ao teleteatro na Oficina Cultural Maestro Juan Serrano. Sempre das 14h às 15h, com transmissão pelo Zoom e retransmissão simultânea no Facebook. Nos dias 16, 23 e 30 será a vez de “Cachinhos Dourados”, “A Bela e a Fera” e “A Bela Adormecida”, respectivamente. Quem estiver presente na sala virtual do Zoom poderá conversar e interagir com os personagens. Para solicitar o acesso na sala virtual, é necessário entrar em contato antecipadamente pelo Whatsapp (11) 3971-3640.

O Itaú Cultural apresenta a segunda e terceira temporadas do ”Caminhos da HQ”, série audiovisual sobre a produção brasileira de quadrinhos. Até 30 de janeiro, sempre aos sábados, às 14h, a série traz histórias sobre as trajetórias individuais e em parceria dos autores, temas relacionados a representatividade, público alvo e os desafios das equipes de edição das ilustrações. O conteúdo pode ser visto no site www.itaucultural.org.br e canal do Itaú Cultural no YouTube.

Editais e Concursos

A Natura Musical seleciona novos projetos para patrocínio em 2021, com foco em impacto social, econômico e ambiental positivo. A plataforma busca artistas, bandas, grupos, coletivos e empreendedores culturais, em diversos estágios de carreira, que desejam desenvolver projetos artísticos com identidade própria, refletindo temas, narrativas e discursos contemporâneos, com potencial de alavancar cenas regionais, nacionais e internacionais. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de setembro pelo site natura.com.br/naturamusical

Estão abertas as inscrições gratuitas para as atividades da 25ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo. Inscrições pelo site

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo abriu inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura, uma das mais conceituadas premiações do gênero no país. Serão contemplados um autor pela categoria "Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020" e outro como "Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020". Cada ganhador receberá o prêmio de R$ 200 mil. As obras podem ser inscritas até dia 8 de outubro.

O Banco da Amazônia abriu inscrições para três editais de seleção de projetos para 2021. Os Editais são de Chamada Pública Lei de Incentivo à Cultura, de Pautas do Espaço Cultural, também denominado “Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais” e o de Patrocínios 2021. As inscrições vão até 20 de setembro pelo email edital.patrocinios@bancoamazonia.com.br.

A Amazon, o Grupo Editorial Record e a TAG Experiências Literárias promovem a 5ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, que reconhece autores independentes no Brasil e suas obras literárias. Os interessados devem enviar seus romances originais e inéditos em português usando o Kindle Direct Publishing (KDP), a ferramenta de autopublicação da Amazon, até 18 de outubro. O autor vencedor receberá R$ 40 mil - um prêmio em dinheiro de R$ 20 mil e um adiantamento de R$ 20 mil para o contrato de publicação da versão impressa do livro pelo Grupo Editorial Record em qualquer um de seus selos editoriais.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)


Nenhum comentário