'Leia para uma Criança' completa 10 anos com novos títulos e ações



O programa já distribuiu gratuitamente 57 milhões de livros físicos e 7,8 milhões de livros digitais
Divulgação

O programa “Leia para uma Criança” completa 10 anos com a distribuição gratuita de dois novos títulos: “A visita”, da autora e ilustradora Antje Damm, e “Com que roupa irei para a festa do rei?”, do autor Tino Freitas e da ilustradora Ionit Zilberman, além de lives de leitura com convidados como Dráuzio Varella e Gaby Amarantos. Ainda, alunos matriculados nas escolas públicas de municípios do Norte e do Nordeste, considerados de alta e muito alta vulnerabilidade por indicadores do Unicef, receberão 600 mil coleções.
O programa apoiado pelo Itaú Unibanco já distribuiu 57 milhões de livros físicos, 7,8 milhões de livros digitais e disseminou 26 títulos. A meta é estimular a leitura entre o público infantil valorizando essa atividade como fundamental para a educação e a construção de vínculos familiares para o desenvolvimento integral da criança.
A iniciativa venceu o Prêmio Jabuti em 2019. A seleção dos livros é feita por meio de edital público com uma curadoria de especialistas, organizações sociais, secretarias de educação, cultura e assistência Social, além de crianças e adultos voluntários de várias regiões do país. 
Os novos títulos da coleção serão entregues gratuitamente a partir de 1º de outubro, a clientes e não clientes do banco que fizerem os pedidos pelo site www.euleioparaumacrianca.com.br. A expectativa é que sejam distribuídos 3,6 milhões de exemplares, incluindo versões com acessibilidade em braile e fonte expandida.
A autora alemã de “A visita” narra as transformações na vida de Elise a partir da chegada de uma curiosa visita. Já “Com que roupa irei para a festa do rei?”, livro finalista do prêmio Jabuti, faz alusão à famosa história de Hans Christian Andersen, com texto rimado e ilustrações bem-humoradas.
O Leia para uma Criança também vai entregar coleções para organizações da sociedade civil e municípios que fazem parte do programa Melhoria da Educação, desenvolvido pelo Itaú Social, que promove formação continuada para profissionais da educação pública. 
Digital
Além dos livros físicos, a coleção ganha mais dois títulos digitais inspirados nos textos de alunos vencedores da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro: “Da janela de Minas”, de Nicole Rodrigues Florentino, e “O apanhador da acalantos”, de Beatriz Pereira Rodrigues. Para acessar 16 livros digitais e gratuitos da coleção, basta acessar site mencionado ou solicitar pelo WhatsApp (11) 98151-1078.
Ainda, todos os sábados de outubro, a partir do dia 10, o programa fará lives com sessão de leitura feitas por convidados e dicas com especialistas. O médico e escritor Drauzio Varella estreia com a leitura de “Superprotetores” e, no dia 17, Gaby Amarantos vai ler “A flor que chegou primeiro”. Devido à pandemia, o programa foi adaptado ao ambiente digital, com filmes e conteúdo para rede sociais.
“O programa Leia para uma Criança nos permitiu levar a literatura infantil de qualidade para lares, escolas e bibliotecas de todo o país. Ao longo desses anos, mostramos o quanto é importante a leitura de um adulto para uma criança, estimulando a participação da família na educação de seus filhos desde os primeiros anos”, disse a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário