Festival Se Rasgum terá edição virtual em 2020, inspirada na MTV dos anos 90



'Festival Se Rasgum TV Show' terá três programas ao vivo, nos dias 14, 21 e 28 de novembro

O ano de 2020 segue trazendo uma série de desafios a cada dia, mas neste cenário a música se reinventa para manter as pessoas conectadas por meio de todos os sentimentos que ela atravessa. Em meio a tudo isso, o Se Rasgum também se reinventa para manter os amantes da música ainda mais próximos. Completando quinze anos de atividade sem interrupções, este ano o evento mantém a chama da criatividade acesa, chegando com o Festival Se Rasgum TV Show.
A edição especial do festival paraense de música independente será apresentada nos dias 14, 21 e 28 de novembro, de forma totalmente gratuita, no seu canal oficial do YouTube.
Batizado de Festival Se Rasgum TV Show, o formato virtual voltará seu foco na produção da música e na cultura paraense, dando palco para artistas locais em ascensão e fechando a noite com nomes consagrados nacionalmente em apresentações exclusivas.
Serão três programas ao vivo, um a cada sábado de festival. Cada um terá três horas de duração, em um formato inspirado na fórmula dos talk shows: entre uma banda e outra haverá uma série de conteúdos extras, como quadros interativos e entrevistas com players de influência no mercado musical.
“O formato foi inspirado por programas de TV voltados para a música ao vivo e com grande conteúdo musical, como o programa da britânica BBC Latter With Jools Holland e aos bons e velhos tempos da MTV Brasil dos anos 1990”, conta Marcelo Damaso, organizador do Festival Se Rasgum.
A lista de artistas e bandas paraenses que vai compor o line-up do Se Rasgum na edição especial ainda não está fechada, e para completar estes nomes, no próximo dia 14 de setembro um edital de chamada para artistas paraenses que querem se apresentar no festival será lançado. Os interessados terão até o dia 24 de setembro para fazer a sua inscrição, por meio do site www.serasgum.com.br.
Durante o período de seleção, a curadoria dos inscritos será realizada por um júri formado por profissionais ligados ao cenário da música nacional e pela organização do Festival. Serão nove selecionados no total, para tocar nos showcases ao longo dos três dias do festival. Além disso, os selecionados passam ainda por uma votação popular, e a mais votada ao final da programação entra para o line-up do 15º Festival Se Rasgum, em 2021.
As apresentações dos destaques locais durante o Festival Se Rasgum TV Show também será retransmitida pelo portal da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM SP), a maior convenção da indústria fonográfica do país.
“Estamos focando no fortalecimento do nosso mercado local, que está mega fragilizado e afetado pela pandemia. Ou seja, estamos olhando pro mundo, mas focando em ações locais”, pontua Renée Chalu, produtora do Festival Se Rasgum. “Um dos pontos positivos dessa edição do Se Rasgum será a projeção para os artistas da região: a transmissão digital tem potencial de alcançar um público muito maior de pessoas no Brasil e no mundo”, explica. 

Para falar de música

Este ano o Music On The Table (MOTT), programação formativa do festival, também ganha uma nova roupagem. Renomeado de Music In The Tablet (MITT) para esta edição, o evento de formação voltado para o fomento da economia criativa da região será totalmente virtual. Transmitido entre os dias 26 e 31 de outubro através do canal oficial do Se Rasgum, o evento irá oferecer gratuitamente workshops, masterclasses, debates e entrevistas sobre os novos cenários e os desafios do mercado musical.
“A nova programação tem o desafio de falar para um público bem maior. Por isso não está restrito aos profissionais do mercado musical. Ele [MITT] está sendo pensado para vários tipos públicos, será mais uma troca de experiência trazendo para o debate temas relevantes como: inclusão, questões de gênero e raça, sustentabilidade, tecnologia, novas economias etc”, explica Renée. “Queremos acrescentar novos pontos de vistas para gente pensar novos cenários e desafios para o futuro do mercado musical”.

Música que conecta

A edição do Se Rasgum 2020 traz como um de seus objetivos dar visibilidade aos impactos causados pelo novo coronavírus na indústria da música, em que a suspensão de grandes shows por tempo indeterminado afeta milhares de profissionais dos bastidores, que fazem grandes eventos como Festival Se Rasgum tomarem forma. O projeto vai promover uma campanha de doações durante a programação do festival, que será revertida aos profissionais que atuam por trás das cortinas da indústria do entretenimento.
Em 2020 o Festival Se Rasgum completa 15 anos, mas devido a pandemia de coronavírus, a edição que celebra o tempo de atividade em que o evento firmou-se como um caldeirão de música na Amazônia, vai ficar para 2021. O evento é conhecido pela programação que reúne desde nomes expoentes da música brasileira, até apostas da música regional; em vários dias com grandes shows. Em 2019, o 14º Festival Se Rasgum teve no line-up nomes como Gal Costa, Nação Zumbi, Os Amantes, Heavy Baile e Tássia Reis.
Fonte: O Liberal/Música (Texto e Foto)

Nenhum comentário