Ty Silva tem arte exposta na Banca de Quadrinistas do Itaú Cultural



A 5ª edição da Banca de Quadrinistas estreia dia 19 de setembro no site do Itaú Cultural

Victor Peixe
A paraense Ty Silva está entre as artistas selecionadas de todo o Brasil para compor a Banca de Quadrinistas do Itaú Cultural, que ficará disponível para leitura durante um mês no site do Itaú Cultural  e no canal do youtube a partir deste sábado (19).
A artista visual está inserida no tema Olhares Femininos do projeto, onde apresentou três trabalhos distintos um do outro. Um dos quadrinhos é "Amigo", que se trata de uma história lúdica e de situações difíceis que as pessoas enfrentam na vida. 
O segundo quadrinho enviado é "Brinquedos", que é uma história de terror, onde uso a técnica de desenho e manipulação fotográfica. As duas histórias fazem parte da coletânea "Açaí Pesado", uma produção de ilustração paraense a qual Ty Silva faz parte. Esses dois trabalhos estão em preto e branco.
O terceiro trabalho da artista disponível é "Contos de Guariba", uma produção feita em parceria com a também ilustradora paraense Moara Brasil, que neste trabalho está responsável pelo roteiro. Esse trabalho é em colorido e trata sobre o racismo ambiental.
"Eu fiz questão de enviar trabalhos diferenciados um do outro. O quadrinho feito em parceria com a Moara foi pensado especificamente para este projeto. Fiquei muito feliz quando fui procurada pela produção cultural do evento, pois é mais uma forma de mostrar o nosso trabalho", destaca a artista. 
Ty Silva disse que no início do ano foi procurada pela coordenação do projeto, onde foi pedido sua arte para passar por uma curadoria. "Eu não sei nem explicar como isso ocorreu, só sei que o itaú cultural entrou em contato comigo por email e lá pediram que eu enviasse alguns quadrinhos para passar por curadoria. Depois de meses recebi a resposta de que o meu trabalho tinha sido aprovado", completou Ty Silva.
Pela primeira vez virtual, a 5ª edição da Banca de Quadrinistas estreia dia 19 de setembro no site do Itaú Cultural, permitindo que os fãs de HQ do país inteiro tomem contato gratuitamente com diversas obras e autores que integram a atual cena brasileira dos quadrinhos.
Dessa vez, a curadoria do núcleo de Audiovisual e Literatura optou por selecionar apenas artistas mulheres, visando dar mais visibilidade ao trabalho das quadrinistas brasileiras. Ao todo, foram selecionadas 20 autoras de todas as regiões do Brasil, com estilos e temáticas diversos em seus trabalhos. Apresentando o tema Olhares Femininos, a mostra online traz um recorte do que se produz em quadrinhos atualmente, em especial no meio independente.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário