Ricardo Smith faz live no projeto 'Quartas Musicais' do Sindmepa



O violonista é uma das atrações da programação cultural desta semana





Lives e shows presenciais

Iniciam nesta quarta-feira, 23, os pocket shows dos artistas contemplados pelo Edital Arte Como Respiro, do Itaú Cultural. Até o domingo, 27, mais de 15 artistas terão as apresentações disponibilizadas por 24 horas no site do Itaú Cultural, sempre a partir das 20h. Nesta quarta-feira, serão exibidos os shows do contrabaixista baiano Nino Bezerra; do cantor e compositor paulista Breno Ruiz em voz e piano; e a mistura de rock e jazz do trio sergipano Taco de Golfe.
Nesta quarta-feira, 23, o violonista Ricardo Smith se apresenta nas Quartas Musicais do Sindmepa com transmissão pelo Instagram de José Maria Bezerra @jmbezerra, às 19h30.
Tenison del Rey e Jorge Zarath, compositores de grandes nomes da MPB, serão entrevistados pelo músico e escritor Manno Goés nesta quarta-feira, 23, dentro da série de lives promovidas pela União Brasileira de Compositores (UBC) em prol da campanha “Juntos pela Música”.
Ricardo Ramos realiza o show de voz e violão na sexta, 25, na Adega das Onze, às 20h30; no sábado, 26, no Cordeiro Grill, às 21h; e no domingo, 27, no Grill Mix, às 14:30h.
Toninho Horta se apresenta com a participação de Noca Portela na quinta-feira, 24, na série Música #EmCasaComSesc, a partir das 19h, com transmissão pelo Instagram Sesc Ao Vivo e pelo Youtube do Sesc São Paulo.
Duda Beat e Nando Reis têm encontro tropical na próxima sexta-feira, 25, às 21h no Youtube da Devassa.
No sábado, 26, a cantora Leila Pinheiro faz a segunda live da série EmCasa#Comigo, às 20h, interpretando canções de Roberto Carlos. Vendas de ingressos solidários pelo Sympla e transmissão pelo Youtube.com/leilapinheirooficial
No sábado, 26, Geraldo Azevedo estreia na web o show do álbum mais recente do artista, “Solo Contigo”, às 21h. O show faz parte da programação do teatro Riachuelo de Palco Aberto e será transmitido pela plataforma exclusiva do teatro com venda de ingressos pelo Sympla. Parte da arrecadação será destinada à equipe técnica do do cantor e compositor.
O festival itinerante de música negra IMuNe segue com programação. No sábado, 26, ocorre o show, com Elza Soares e Flávio Renegado, Banda Imune, Meninos de Minas feat. MC Dellacroix e Favelinha Dance. O evento é totalmente gratuito e tem transmissão pelo perfil @coletivoimune no Instagram, e canal do evento no YouTube.
Gal Costa completa 75 anos no sábado, 26, comemorando com o show ao vivo “GAL 75” que será exibido pelo canal pago TNT, a partir das 22h, na TV para todo o Brasil e no YouTube do canal para toda a América Latina.
Samuel Rosa realiza no sábado, 26, live em formato acústico ao lado de Juliano Alvarenga, guitarrista da banda Daparte e filho do músico do Skank, para lançar o canal no Youtube. A transmissão será feita, às 17h, diretamente do estúdio Sonastério, em Belo Horizonte, no canal.
No sábado 26, Juca Culatra, Will Love, Vibrance, Thaís Badu, Mel Pinheiro, Maderito, Tiffany Boo, Sidou e Guitarrada das Manas se apresentam em live, às 20h, no show Nave do ET, com transmissão pelo canal de Juca Culatra no Youtube.
A cantora Gaby Cunha realiza live musical especial no sábado, 26 de setembro, às 20h pelo canal do Youtube da cantora.
Luan Santana, Luísa Sonza e a Giulia BE se reúnem no sábado, 26, para uma apresentação no jardim de um tradicional palácio da cidade de São Paulo para apresentar um repertório clássico e conceitual do universo romântico em um show com quatro horas de duração.
A série #SalaDigital da Sala Cecília Meireles transmite ao vivo o terceiro e último concerto do Ciclo Integral das Sonatas para violino e piano de Beethoven com Emmanuele Baldini (violino) e Lucas Thomazinho (piano), no sábado, 26, às 19 horas, através do canal da Sala Cecília Meireles no Youtube. 
No domingo, 27, a Orquestra Ouro Preto realiza a live de lançamento do novo álbum “Beatles Vol.2”, às 11h, transmitido do Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, pelo canal do Sesc Minas no Youtube.
Na segunda-feira, 28, a partir das 20h, o maestro João Carlos Martins sobe ao palco do Teatro do Sesi SP para comandar a Bachiana Filarmônica SESI-SP em um concerto comemorativo ao Dia Internacional da Música (1º/10). A live será transmitida pelo Youtube e Facebook do Sesi SP e pelos canais oficiais do maestro.

Cinema, TV e Espetáculos

Nesta quarta-feira, 23, o Sesc São Paulo apresenta o espetáculo “Euforia” com o ator Michael Blois, roteiro de Julia Spadaccini e direção de Victor Garcia Peralta, na série Teatro #EmCasaComSesc. Classificação: 14 anos. As transmissões acontecem  às 21h30, pelo Instagram Sescaovivo e canal do Youtube do Sesc São Paulo.
Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) promove live pelo instagram na quinta-feira (24) com o tema "O Cinema de Horror entre a consciência e alienação social". A live será transmitida pelo instagram @centrodeestudosdecinema às 20h.
Supla, Murilo Couto, Fabio Rabin, Paulo Bonfá e músicos que passaram por bandas como Sepultura, Angra, Shaman e Fresno são alguns dos artistas que participam da programação ao vivo e gratuita promovida pelo Play Music Com nos dias 25, 26 e 27. O objetivo é promover uma experiência com música, humor e cultura pop. A transmissão será realizada pelo YouTube e ficará disponível no site www.playmusiccon.com.br.
O Itaú Cultural fecha a programação de setembro do Palco Virtual com a versão online dos espetáculos “Villa”, dirigida por Diego Moschkovich, na terça-feira, 29, às 20h, para adultos, e “Cavaco e sua Pulga”, com a Caravana Tapioca, no sábado e domingo, 26 e 27, às 15h, para as crianças. E na segunda-feira, 28, às 20h, acontecem os ciclos de leituras dedicados a textos de jovens dramaturgos dos estados do AP, ES, MA, MG, RJ, RS, SC e SP, focados na Dramaturgia Negra.
No domingo, 27, o espetáculo teatral “Pandas ou Era uma Vez em Frankfurt” será exibido em sessão única, pelo canal da Cia Banquete Cultural no Youtube, a partir das 19h, com ingresso solidário. A produção foi o melhor espetáculo na categoria drama, escolhido pelo Júri Popular, no 1º Festival de Teatro Online em Tempo Real do Rio de Janeiro. Classificação 16 anos.
A vida de um dos maiores educadores do Brasil será encenada em "Paulo Freire, o andarilho da utopia". A montagem tem temporada on-line, até o dia 27 de setembro, aos sábados (21h) e domingos (16h). A venda de ingressos está disponível pelo Sympla e a transmissão do espetáculo será feita pela plataforma Zoom.
O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, com correalização do Sesc São Paulo e CineSesc promove até 27 de setembro, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa, exclusivamente online no site www.mundoarabe2020.icarabe.org.
A Federação Estadual de Teatro do Pará, vai realizar o projeto “Seis horas de live de teatro”, com oito espetáculos, entre infantis, juvenis e adultos, de diversos municípios do Estado do Pará. O evento on-line será no dia 27 de setembro, a partir das 18h, com transmissão pelo facebook do Fernando Rassy.
O Teatro Porto Seguro apresenta espetáculo inédito ”Pós-F”, com textos da escritora, roteirista e apresentadora Fernanda Young; com Maria Ribeiro e direção de Mika Lins. A peça fica em cartaz até 4 de outubro, com transmissão via streaming direto do palco do teatro.
A plataforma Sesc Cultura ConVIDA! promete animar o público de casa. Um total de 470 artistas de todas as regiões do país se apresentam virtualmente, numa programação variada de artes cênicas, educativas, visuais, audiovisuais, em formatos como podcasts, oficinas, apresentações musicais, entre outros. A programação traz apresentações ao vivo e gravadas, de segunda a sábado, em diferentes horários. Tudo está disponível no site www.sesc.com.br/convida e no canal www.youtube.com/sescbrasil.
O CineSesc estreia novos títulos na série #EmCasaComSesc. Os novos filmes são as ficções “O Despertar das Formigas”, de Antonella Sudasassi Furniss e “Party Girl”; o documentário “Maria, não se esqueça que venho dos trópicos”; a animação “História antes de uma história”, de Wilson Lazzaretti e o curta-metragem de ficção “Sem Asas”, além da sessão Cine África, com a ficção “Akasha”, que ficará disponível até o próximo dia 30.
A atriz Irene Ravache protagoniza a peça "Alma Despejada" da Série "Espetáculo de Teatro", do Instituto Usiminas, e disponibilizou pelas redes sociais do Instituto Usiminas e pelo canal da Usiminas no YouTube, até o dia 17 de dezembro.

Literatura

Os organizadores de diferentes eventos literários pelo Brasil se reúnem em live para discutir os rumos dos eventos por um mundo marcado pela pandemia do novo coronavírus. A live "Festas Literárias: Tempo presente, tempo futuro!” ocorrerá na próxima quinta-feira (24), às 19 horas com transmissão “ao vivo” pelo Youtube e Facebook.
Ana Carolina Matos, Bianca Leão e Rafaela Oliveira são algumas das autoras que integram o Trama das ÁguasAna Carolina Matos, Bianca Leão e Rafaela Oliveira são algumas das autoras que integram o Trama das Águas (Reprodução)
A Monomito Editorial realiza uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a coletânea de autoras paraenses "Trama das Águas". Além do apoio à iniciativa, os apoiadores têm benefícios como livros, marcadores, cartões postais e pôsteres. Os interessados podem apoiar até o dia 16 de outubro, pelo Catarse.
Portal do Conhecimento, ação cultural da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), cria o projeto 'Em casa com o Portal'. Com o objetivo de resgatar a cultura regional, aproximar as pessoas da literatura e provocar o encantamento pela arte; a iniciativa garante o acesso a conteúdos regionais criativos para toda a família durante a pandemia da covid-19. Os conteúdos estão disponíveis nos perfis do órgão no Facebook e Instagram (@ioepaoficial).
Antônio Fagundes narra a primeira história divulgada pela Associação Viva e Deixe Viver, organização sem fins lucrativos que atua com voluntários contadores de histórias em 86 hospitais do País. “O Tigre que queria voar", de Pedro Coutinho Neto, pode ser ouvida no Bisbilhoteca Viva.

Arte e Cultura

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano apresenta das 14h às 15h, nos dias 23 e 30 de setembro, as peças “A Bela e a Fera” e “A Bela Adormecida”. Quem estiver presente na sala virtual do Zoom poderá conversar e interagir com os personagens. Para solicitar o acesso na sala virtual, é necessário entrar em contato pelo Whatsapp (11) 3971-3640.
O Itaú Cultural exibe “Caminhos da HQ”, série audiovisual sobre a produção brasileira de quadrinhos até o dia 30 de setembro, sempre aos sábados, às 14h. A série traz histórias sobre as trajetórias individuais e em parceria dos autores, temas relacionados a representatividade, público-alvo e os desafios das equipes de edição das ilustrações. O conteúdo pode ser visto no site www.itaucultural.org.br e canal do Itaú Cultural no YouTube.
A Associação Fotoativa está localizada no Largo das MercêsA Associação Fotoativa está localizada no Largo das Mercês (Everaldo Nascimento/ O Liberal)
Fotoativa celebra 36 anos de existência com uma série de atividades virtuais gratuitas e pagas, por meio do Instagram da instituição (@fotoativa). São minicursos, laboratórios virtuais e outras programações que seguem até 8 de outubro.

Editais e Concursos

O Itaú Cultural abre as inscrições para a terceira convocatória de a_ponte: cena do teatro universitário, voltado a estudantes de cursos técnicos de teatro e de graduação em artes cênicas de todo o país. Nesta edição, agora online, eles podem se inscrever para a aulas virtuais sobre conteúdos pouco explorados nos currículos oficiais, ou inscrever teses de conclusão de cursos práticos ou teóricos 2019/2020, que terão publicação posterior.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo abriu inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura, uma das mais conceituadas premiações do gênero no país. Serão contemplados um autor pela categoria "Melhor Romance de Ficção do Ano de 2020" e outro como "Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2020". Cada ganhador receberá o prêmio de R$ 200 mil. As obras podem ser inscritas até dia 8 de outubro.
1º Prêmio Brasileiro de Fotografia Aérea – Pakuá está com as inscrições abertas até o dia 15 de outubro. Os interessados podem participar do Prêmio inscrevendo até três opções de fotos. As imagens aéreas serão avaliadas de acordo com o tema proposto, além da criatividade, originalidade e qualidade técnica. Dentre os prêmios aos vencedores estão drones, câmeras profissionais e cursos de fotografia. O resultado será divulgado até dia 21 de dezembro. As melhores imagens serão expostas por 30 dias em uma mostra no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.
A Amazon, o Grupo Editorial Record e a TAG Experiências Literárias promovem a 5ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, que reconhece autores independentes no Brasil e suas obras literárias. Os interessados devem enviar seus romances originais e inéditos em português usando o Kindle Direct Publishing (KDP), a ferramenta de autopublicação da Amazon, até 18 de outubro. O autor vencedor receberá R$ 40 mil - um prêmio em dinheiro de R$ 20 mil e um adiantamento de R$ 20 mil para o contrato de publicação da versão impressa do livro pelo Grupo Editorial Record em qualquer um de seus selos editoriais.
1º Salão Nacional de Artes Visuais “Virgínia Antigas” abre as inscrições para artistas nas categorias arte digital, animação, colagem, desenho, escultura, fotografia, gravura, GIF arte, instalação, mixed media, objeto tridimensional, performance, pintura, videoarte e video mapping de artistas brasileiros. As inscrições são feitas pelo site salaonacional.com.br até o dia 26 de outubro.
O concurso fotográfico “Gatos e Gateiros” chega a 3ª edição para distribuir mil reais em prêmios para as três melhores fotos do concurso. As inscrições seguem até dia 8 de novembro de 2020. O concurso é 100% online e gratuito. Qualquer pessoa acima dos 18 anos pode participar. Basta acessar o site  www.gatosegateiros.com.br preencher a ficha de inscrição e em seguida enviar até duas fotos. Uma para o tema – gato sozinho – em que a foto deve mostrar a beleza ou a curiosidade do gato que deverá aparecer sozinho na foto.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Fotos)

Nenhum comentário