Festival Amazônia Doc inicia programação de oficinas, masterclasses e web encontros

 A partir desta terça-feira (15), Amazônia e Cinema entram no debate em programação formativa do evento on-line

Divulgação

Aberta no último sábado, a sexta edição do Festival de Cinema Amazônia Doc 3 em 1 inicia nesta terça-feira (15) sua programação formativa, com oficinas, lives, web encontros e masterclasses.  Entre os destaques da programação paralela às mostras competitivas, está a oficina “Narrativas Indígenas”, que será conduzida pela cineasta Graciela Guarani, nesta terça-feira (15), das 14h às 16h.

A diretora, que também concorre na mostra de curta-metragem do 1º Festival As Amazonas do Cinema, pretende mergulhar na ancestralidade originária, a partir de uma perspectiva feminina. As vagas são limitadas a 40 pessoas e as inscrições podem ser feitas pelo site www.amazoniadoc.com.br.

Graciela diz que a oficina será permeada pela apresentação de trabalhos de diretores que resgatam a ancestralidade em suas obras. “Vou apresentar a perspectiva e o olhar de cineastas, de seus lugares de pertencimento; e discutir as sensações por trás da construção das imagens, refletir e dialogar sobre estes processos de criação”, comenta a cineasta.

Graciela é diretora do curta-metragem “Opará – morada dos ancestrais” (PE), selecionado para a mostra competitiva do 1º “As Amazonas do Cinema”, festival que integra a programação a partir deste ano, com foco na produção audiovisual feminina. O documentário de 20 minutos estará disponível gratuitamente nos dias 17 e 18 de setembro, no site www.amazoniaflix.com.br

O encontro desta terça-feira também vai marcar a primeira vez de Graciela ministrando uma oficina. “Neste encontro, buscarei plantar uma sementinha de provocação no processo de questionar. O que nos agrada nas narrativas, o que nos desagrada, o que queremos construir, o que queremos perpetuar e o que queremos romper! Eu procuro trazer a crítica de como são construídas as formas de se fazer e pensar o audiovisual”, explica.

Papo de cinema

Também nesta terça-feira, o 6º Amazônia Doc também promove o Web Encontro de abertura do 1º Curta Escolas, trazendo como tema "O Protagonismo Juvenil na produção audiovisual". O momento terá participação de Lília Melo, Felipe Cortez, Ângela Gomes, Ariela Motzuki e Wellignta Macedo. A transmissão será feita pelo canal do Amazônia Doc no YouTube, com retransmissão nas páginas do Facebook de Equatorial Energia e Cine Clube TF.

Nos mesmos canais, nos dias 18 e 19, às 15h, o Amazônia Doc realiza lives com realizadores selecionados para “Mostra Primeiro Olhar”.

Este ano, o festival traz ainda duas masterclasses: dia 17 de setembro, às 19h, “A biografia do documentário e a jornada do documentário, da pesquisa à montagem”, com a diretora e documentarista Susanna Lira; e “Documentário em VR”, com Nelson Porto e Francisco Studio Almendra, do KWO, às 15h do mesmo dia, com vagas limitadas.

O Amazônia Doc 3 em 1 fecha sua primeira semana no sábado (19), às 19h, com o Webinário de Crítica de Cinema, que traz participação de Cecília Barroso, Kênia Freitas e Flávia Guerra (Coletivo Elvira de Mulheres Críticas). O encontro terá mediação de Lorenna Montenegro, e é necessário fazer inscrição prévia pelo site www.amazoniadoc.com.br.

Fonte: O Liberal/Cinema (Texto e Foto)

Nenhum comentário